O e-commerce é um mercado em constante crescimento e cheio de oportunidades, não é mesmo? No entanto, para obter sucesso vendendo pela internet, é preciso investir em estratégias assertivas, afinal, a concorrência no mercado digital não é nada tímida.
Se você tem um negócio online, certamente já sabe que, para alcançar bons resultados, é preciso se atentar a diversos pontos. Por isso, separamos 10 dicas de como vender mais em sua loja virtual e aumentar os lucros do seu negócio.
Separe o bloco de notas e vamos a leitura!
1. Tenha um bom catálogo online
Um dos principais fatores que irão fazer com que um consumidor compre em sua loja é o seu catálogo online. Afinal, é por meio dele que será possível conhecer os produtos que a sua marca oferece.
Por isso, é importante que você conte com um catálogo organizado, padronizado e categorizado. Ou seja, separe seus produtos por categorias e permita a filtragem de itens por cor, tamanho, tipo de material etc.
Lembre-se de que no e-commerce o cliente não tem contato direto com os produtos. Por isso, quanto mais fácil for a navegação em seu catálogo e melhor for a visibilidade dos seus produtos, maiores serão as chances de vendê-los.
2. Capriche nas descrições
Ainda sobre os produtos, além de criar um bom catálogo, não deixe de caprichar nas descrições dos itens. Quanto mais o cliente souber sobre o seu produto mais fácil será o caminho dele até a finalização da compra.
Além das informações básicas como o tamanho e cor do produto, procure mencionar os materiais usados para a criação do item, recomendações de uso e cuidados com o produto. Uma boa dica é inserir respostas para dúvidas frequentes da sua audiência em relação aos produtos.
3. Use as melhores imagens
É claro que não poderíamos deixar de mencionar a importância das fotos em um site de vendas. Afinal, não se vende nada pela internet sem o uso das imagens, certo?
Considerando que as fotos serão o principal contato do cliente com o produto durante o processo de compra, é importante que você use as melhores imagens que tiver. Nesse sentido, busque tirar fotos dos itens em boa qualidade e diversos ângulos.
A padronização das imagens também é uma ótima prática. Busque fazer as fotos com os mesmos planos de fundo e publicá-las com as mesmas dimensões. Quanto melhor for a visualização dos seus produtos, maior será a sua taxa de conversão.
4. Invista nas redes sociais
Se você já vende online, certamente já sabe que as redes sociais são grandes aliadas do e-commerce. Afinal de contas, estamos falando de canais que reúnem milhões de usuários ao redor do mundo, logo, o potencial dessas redes para vendas online é gigante.
Um ponto importante sobre as redes sociais é se certificar de que você está investindo nos canais certos. Por exemplo, se você sabe que o seu público-alvo tem um grande engajamento no Instagram, não faz sentido criar estratégias de vendas para o Twitter, não é mesmo?
Por isso, estude as plataformas que fazem mais sentido com a sua audiência. Redes como o Instagram tendem a funcionar muito bem em estratégias de vendas online, já que a dinâmica da rede é focada em imagens e vídeos, o que facilita a divulgação de produtos.
Quer saber mais? Confira o guia completo sobre como vender no Instagram.
5. Ofereça um bom atendimento
Um bom atendimento traz inúmeros benefícios para o seu negócio. Além de criar uma boa reputação para a sua marca, você aumenta as chances de fidelizar clientes, o que tem impacto direto no seu faturamento.
Lembre-se de que o atendimento é a principal ponte entre o consumidor e a empresa. Portanto, busque oferecer a melhor experiência possível, assim, sempre que o consumidor precisar de algum produto ou serviço relacionado ao seu negócio, a sua marca será o primeiro nome do qual ele se lembrará.
6. Crie promoções
Criar promoções é uma ótima tática para aumentar as vendas da sua loja virtual. Aproveitar datas comemorativas e períodos de alta no e-commerce, como a Black Friday, por exemplo, deve ser parte da sua estratégia de vendas em todos os anos.
Nesses períodos, os consumidores costumam buscar as melhores ofertas, por isso, as promoções são tão importantes para impulsionar o seu negócio. Crie cupons de desconto ou frete grátis para atrair mais clientes e aumentar a sua taxa de conversão.
Um ponto importante aqui é sempre tomar cuidado para não comprometer o seu lucro. Isto é, trabalhe com promoções que sejam vantajosas para o cliente e, ao mesmo tempo, rentáveis para o seu negócio.
7. Ofereça uma boa experiência de compra
Se tem algo que frustra qualquer consumidor é acessar uma loja virtual e ter dificuldades para navegar pelo site. Uma vez que a página inicial do e-commerce não transmite profissionalismo, as chances de o cliente permanecer no site são bem pequenas.
Portanto, invista em um site de vendas que ofereça uma boa navegação e experiência de compra. Esses são alguns dos pilares que irão manter o seu negócio em crescimento, afinal, um site com usabilidade ruim tende a perder cada vez mais visitantes.
Uma dica crucial sobre isso é priorizar o design responsivo. Essa é uma tecnologia que garante a mesma qualidade de navegação do site em diversos dispositivos (celular, tablet, desktop etc.).
8. Conte com um fluxo logístico eficiente
Se a navegação em um site pode comprometer a satisfação do cliente, imagine só o que uma entrega mal feita pode causar? Por isso, o fluxo logístico de um e-commerce deve ser pensado para garantir a entrega de todos os produtos da melhor maneira possível, isto é, sem atrasos, avarias, erros etc.
Além disso, um bom fluxo logístico garante um controle de estoque mais eficiente. Afinal, fazer a gestão dos produtos que entram e saem do seu inventário é crucial para a saúde do seu negócio.
A não ser que você trabalhe com fornecedores de dropshipping, todo o processo de envio dos produtos é de sua responsabilidade. E, considerando que esse é um ponto que influencia diretamente na imagem que o cliente terá da sua marca, recomendamos que tenha atenção redobrada nesse setor.
9. Aposte no SEO
O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) é uma das principais estratégias do marketing digital. O seu objetivo é fazer com que as páginas online recebam o maior número de visitas possíveis de forma orgânica, ou seja, sem o uso de campanhas pagas.
Na prática, existe uma série de técnicas que podem ser utilizadas para colocar a sua loja e seus produtos em destaque nos resultados dos mecanismos de busca como o Google. Com o uso de palavras-chave estratégicas, você pode atrair potenciais compradores com mais facilidade.
Se você tem uma loja de perfumes, por exemplo, trabalhar com termos como “perfumes importados” irá ajudar clientes que buscam por esses produtos a chegarem até sua loja virtual. Essa é uma das formas mais efetivas e econômicas de atrair público qualificado no e-commerce, portanto, vale a pena investir.
10. Diversifique seus canais de venda
Por fim, precisamos falar sobre a importância de diversificar seus canais de venda. Ter uma loja virtual é um fator determinante para a consolidação de uma marca no e-commerce, mas, para aumentar as vendas, olhar para outras plataformas é um ótimo caminho.
Apostar em marketplaces e redes sociais como o Instagram, o Facebook e WhatsApp pode aumentar — e muito — os resultados do seu negócio.
Busque entender o comportamento do seu público e conhecer os seus hábitos de compra. Por exemplo, se você entende que marketplaces como o Mercado Livre e a Amazon têm grande apelo com a sua audiência, leve sua marca até eles.
Quanto mais fácil for o acesso aos seus produtos, maior será o seu volume de vendas. Então aproveite as dicas deste conteúdo para aumentar os resultados da sua loja virtual. 🚀