Menu
Brasil

Zé Roberto elege Fofão como capitã

Arquivo Geral

24/05/2006 0h00

O técnico José Roberto Guimarães promoveu uma volta ao passado nesta hoje e elegeu Fofão como capitã da seleção feminina de vôlei. A levantadora ocupou o cargo de 1997 até 2004, quando passou a faixa para Fernanda Venturini na disputa das Olimpíadas de Atenas.

Com as duas fora da seleção na última temporada, o posto havia ficado com Valeskinha.
“Ela é uma unanimidade entre as atletas, um ícone de experiência, maturidade e tranqüilidade. É uma jogadora sábia. Por todas essas virtudes, será a capitã”, justificou Zé Roberto. A volta de Fofão como capitã será no Montreux Volley Masters, que será disputado na Suíça, entre os dias 6 e 11/6.

A jogadora elege “disciplina” como a palavra-chave de seu posto. “Também terei de organizar horários, coisinhas chatas, mas que são importantes. Cada pessoa tem sua maneira de ser e eu sempre fui tranqüila. É difícil me tirar do sério, mesmo fora da quadra. Mas também tento passar alegria, para não ser uma “tranqüila-morta”, brinca Fofão. 

Por outro lado, a atleta quer evitar uma dependência de sua figura. “Minha volta criou expectativas, mas se as jogadoras não estiverem bem, não posso resolver sozinha. O segredo é existir troca e colaboração entre os dois lados. O grupo ainda está se conhecendo, não conversamos muito, tudo vai ser feito aos poucos”, explica. 

As jogadoras aprovaram com louvor a escolha da levantadora. “Foi uma ótima escolha. Ela é experiente e pode passar ensinamentos importantes. A Fofão é quieta, mas na quadra tem grande liderança. É uma comandante”, elogia a oposto Sheilla.

Para a ponteira Jaqueline, a oportunidade de jogar com Fofão renderá lições para toda a vida. “Ela nos ajuda muito, tem um jeito tranqüilo, passa ótimos fluidos. Dá toques importantes e traz força para o grupo. No jogo, quando alguém estiver em um momento ruim, tenho certeza de que isso vai ajudar”, comenta. 

Treinos
Zé Roberto Guimarães iniciou um novo estágio no trabalho com o grupo nesta terça-feira. “Estamos trabalhando mais a parte coletiva, para entrosar a equipe cada vez mais. Nas primeiras semanas, a ênfase tinha sido na técnica individual. Agora, pensaremos mais na tática coletiva de jogo, para dar moldes ao time”, explica o treinador. O time embarca para a Europa no dia 1º/6.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado