Nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, o norte-americano John Capel chegou à Austrália com fama de favorito nos 200m. Terminou em último na final e confessou ter passado a véspera na balada. Seis anos depois, ele tem seu nome envolvido em outra confusão. Hoje, a Agência Antidoping Norte-americana anunciou uma suspensão de dois anos para o atleta.
A punição foi imposta após seu segundo caso de doping. O velocista de 27 anos testou positivo para maconha em amostra coletada durante o GP de Birmingham, em 18 de fevereiro. Na competição, ele havia sido sexto nos 60m e terceiro nos 200m. A punição teve início em 15 de março, quando a Agência decidiu suspender o atleta preventivamente.
Dois anos antes, Capel já havia tido problemas por causa da maconha. Em 2004, outro exame deu positivo para a mesma substância durante a Copa por Equipe, em Munique. Naquela ocasião, ele recebeu uma advertência e acabou substituído na equipe de revezamento 4x100m norte-americana.
Mas seu primeiro caso de doping foi anterior. Em 2001, Capel foi selecionado como receiver pelo Chicago Bears e testou positivo para maconha no combinado do draft.