Menu
Brasil

Urgente: corrida do ouro em pleno rio Madeira

Dezenas de jangadas de mineração de ouro e barcos rebocadores chegando ao rio Madeira. Autazes fica a pouco mais de 100 km da capital Manaus

Redação Jornal de Brasília

24/11/2021 18h07

O Greenpeace divulgou nesta quarta (24) imagens de acomodações e estruturas de mineração no rio Madeira, próximo à comunidade de Rosarinho, em Autazes, estado do Amazonas.

Rumores de descoberta de ouro na área geraram uma grande corrida do ouro com muitas dezenas de jangadas de mineração de ouro e barcos rebocadores chegando ao rio Madeira. Autazes fica a pouco mais de 100 km da capital Manaus.
Confira as imagens de Bruno Kelly via AFP:

Centenas de balsas de garimpo ilegal avançam há dois dias pelas águas do Rio Madeira, dentro do Estado do Amazonas, em busca de ouro. As movimentações de balsas enfileiradas foram confirmadas na região dos municípios de Autazes e Nova Olinda do Norte. As informações preliminares são de que há cerca de 640 balsas numa região do rio localizada a cerca de 120 quilômetros de Manaus.

As balsas utilizam longas mangueiras, que são lançadas até o leito do rio. Acionadas por geradores, elas sugam a terra e tudo o que encontram no fundo. O material revolvido é trazido até a balsa e passa por uma esteira, onde é filtrado e devolvido de volta à água. Nesse processo, o ouro fica retido na esteira.

A corrida dos garimpeiros é pela notícia de que, na região, teriam encontrado uma grande quantidade do minério. Em um áudio obtido pela reportagem, um garimpeiro afirma que “lá embaixo estão fazendo 1 grama de ouro por hora”.

A reportagem questionou o Ibama sobre o assunto. O órgão federal declarou que “teve ciência do caso” e “nesta terça-feira, dia 23, reuniu-se com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para alinhar as informações, a fim de tomar as devidas providências e coordenar uma fiscalização de garimpo na região”

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), órgão estadual responsável pela gestão ambiental no Amazonas, informou que “tomou conhecimento das denúncias sobre a movimentação de dragas (balsas) de garimpo na região entre os municípios de Autazes e Nova Olinda do Norte, e será feito um diagnóstico apurando a real situação no local”. “O Ipaam informa, também, que atividades de exploração mineral naquela região não estão licenciadas e, portanto, existindo de fato, são irregulares.”

O órgão afirmou ainda que “há competência de órgãos federais na referida situação” e “em atividades como a citada pode haver outras possíveis ilegalidades que devem ser investigadas, tais como: mão de obra escrava; tráfico; contrabando; problemas com a Capitania dos Portos. E, ainda, de ordem econômica, social e fiscal, o que requer o envolvimento de diversas forças”.

Danicley Aguiar, porta-voz da campanha de Amazônia do Greenpeace que sobrevoou a região e flagrou centenas de balsas, se diz chocado. “Enquanto o mundo está buscando um acordo para conter a crise climática, mais uma vez o Brasil manda um sinal trocado: centenas de balsas extraindo ouro ilegalmente nas imediações da maior cidade da Amazônia.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado