Menu
Brasil

Unimed cria joint venture com Blue Health para aluguel de equipamentos médicos

A parceria prevê uma economia total de até de 30% para as Unimeds, que não precisarão mobilizar capital imediato

Redação Jornal de Brasília

05/10/2023 17h06

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

A Unimed Participações, holding do Sistema Unimed, e a Blue Health firmaram uma parceria para a criação de uma joint venture de locação de equipamentos hospitalares constituída, exclusivamente, para atender o Sistema Unimed. O investimento projetado é de cerca de R$ 3 bilhões nos primeiros três a cinco anos.

O objetivo da sociedade é permitir financiamento e escala, acelerando o processo de renovação e modernização do parque instalado de equipamentos médicos dos hospitais que compõem o sistema Unimed em todo o País. O foco será no aluguel de equipamentos, ao invés de compra, e estrutura de manutenção para garantir, permanentemente, a operacionalidade do equipamento, que serão adquiridos sob demanda de acordo com a realidade de cada Unimed.

A parceria prevê uma economia total de até de 30% para as Unimeds, que não precisarão mobilizar capital imediato, assim viabilizando uma capacidade de investimento acelerada nos próximos anos, segundo a companhia. “O retorno sobre o capital investido está previsto para acontecer entre três e quatro anos em um cenário conservador”, diz a operadora.

De acordo com a Unimed, a parceria vai permitir acelerar o processo de verticalização do sistema com base em aquisição de hospitais próprios e bem equipados e gestão profissionalizada. A operadora de saúde admite que a joint venture, onde deterá 51%, é uma forma de a empresa reagir à concorrência. O setor de saúde vem, há tempos, passando por um momento de consolidação e verticalização.

A Blue Health ficará responsável pela compra dos equipamentos por parte da joint venture a preços menores em larga escala e posterior aluguel para Unimed.

“Não basta ao hospital comprar um excelente equipamento, se por trás não tiver a garantia de um suporte de manutenção robusto que garanta a operacionalização permanente dos equipamentos. A escala de compras com grandes fornecedores vai gerar valor para o sistema e suportar o alto volume de investimentos de locação, que por sua vez é algo inédito no Brasil, não chegando a 5% de um patamar que tem potencial para atingir 100% no sistema hospitalar”, garante Eric Varga, CEO Blue Health.

A sociedade inclui um modelo de financiamento com recursos captados pela InvestCoop, via fundos de investimentos, onde se capta recursos do próprio sistema Unimed para o funding das operações de compra e locação de equipamentos. As reservas já existem e são constituídas pelos ativos garantidores junto à ANS

“O Sistema Unimed reúne cerca de 20 milhões de beneficiários que representam 40% do total da saúde suplementar brasileira. Está presente em mais de 90% do território nacional, engloba ao menos 50% dos médicos que atuam na saúde suplementar e conta com 157 unidades hospitalares e singulares em operação e outras dez a serem entregues em 2024”, diz a empresa.

A sociedade ainda precisa passar por aprovação dos órgãos regulatórios e concorrenciais brasileiros.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado