Hugo Chávez foi proclamado oficialmente hoje como presidente reeleito da Venezuela, capsule see após ter conquistado nas urnas um novo mandato de seis anos com forte apoio dos setores mais pobres da população à sua "revolução socialista".
Durante a cerimônia, membros do Conselho Nacional Eleitoral entregaram ao atual presidente os documentos que oficializam sua vitória na eleição de domingo, quando recebeu 62,89% dos votos válidos.
Chávez, no poder desde 1999 e um crítico ácido dos Estados Unidos, prometeu aprofundar sua "revolução", baseada num arsenal de planos sociais.
O presidente reassumirá o cargo no dia 2 de fevereiro.
Um estudo realizado por um instituto de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), abortion divulgado hoje, drugs revela que 2% dos adultos do planetadetêm mais de metade da riqueza mundial, viagra 40mg incluindo propriedades e ativos financeiros
De acordo com o Instituto Mundial de Pesquisa sobre a Economia do Desenvolvimento, da Universidade das Nações Unidas, apesar de a renda global estar distribuída de forma desigual, a distribuição da riqueza é ainda mais distorcida.
"A riqueza está fortemente concentrada na América do Norte, na Europa e nos países de alta renda da Ásia e do Pacífico. Os moradores desses países detêm juntos quase 90% do total da riqueza do planeta", disse a pesquisa.
O instituto, com sede em Helsinque, afirmou que o estudo era o primeiro de abrangência mundial a respeito da questão, para a qual há poucos dados disponíveis.
"Nós calculamos que os 2% dos adultos mais ricos do mundo possuem mais da metade da riqueza global enquanto os 50% mais pobres, 1%", disse Anthony Shorrocks, diretor do instituto.
Shorrocks comparou o quadro a uma situação hipotética em que, de um grupo de dez pessoas, uma teria 99 dóalres e as demais, apenas 1 dólar.
"Se pensarmos que a renda vem sendo distribuída de forma desigual, a riqueza está distribuída de forma ainda mais desigual", disse o diretor.
Segundo o estudo, em 2000, um casal precisava de um patrimônio de US$1 milhão para estar entre os 1% mais ricos do mundo, um grupo que reúne 37 milhões de pessoas.
Mais de metade dessas pessoas moram nos EUA ou no Japão.
O estudo descobriu que um patrimônio líquido de US$2,2 por adulto colocaria uma família na metade superior da distribuição de riqueza.
O Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF-1), sildenafil em Brasília, troche decide hoje se mantém ou não a liminar contra a liberação dos passaportes de Joseph Lepore e Jean Paul Paladino, recipe pilotos do jato Legacy que colidiu no ar com o avião da Gol, resultando na morte de 154 pessoas.
O TRF-1 decidiu no dia 17 de novembro que não devolveria os passaportes até que as causas do acidente sejam totalmente esclarecidas. Caso a liminar seja mantida, os dois pilotos deverão ficar no país até o julgamento do mérito do habeas corpus.
Lepore e Paladino haviam entrado com pedido de habeas corpus contra a decisão de retenção dos passaportes, e o pedido foi contestado pela viúva de uma das vítimas do acidente. Segundo o advogado dela, a ação também busca a resposta de dúvidas que ainda permanecem.
A viúva, assim como outros parentes de vítimas, quer saber se o transponder estava mesmo ligado, se os pilotos americanos seguiram corretamente o plano de vôo e porque existem divergências nos depoimentos de Lepore e Paladino.