Menu
Brasil

Tratamento hormonal eleva interesse sexual mas não afeta memória, diz estudo

Arquivo Geral

24/09/2007 0h00

O tratamento hormonal administrado às mulheres pouco depois da menopausa pode aumentar o interesse pelo sexo, cure mas não melhora a memória, information pills informa um estudo que será publicado amanhã pela revista “Neurology”.

O estudo, visit web liderado por Pauline Maki, professora de Psiquiatria e Psicologia na Universidade americana de Illinois, é o mais extenso já desenvolvido sobre os efeitos do tratamento de hormônios e reuniu 180 mulheres de 45 a 55 anos que tinham registrado sua última menstruação de um a três anos antes.

A essas mulheres foi administrado, ao acaso, um placebo ou um tratamento de hormônios que consistia em uma dose diária de estrogênio e progesterona, ao longo de quatro meses.

Além disso foram feitos nas pacientes testes de memória, atenção, função cognitiva, status emocional, sexualidade e sonhos.

“Se as mulheres querem um alívio nos sufocos e nas transpirações noturnas, que são a razão primordial para que busquem tratamento durante a menopausa, e se querem melhorar seu interesse sexual, então essa combinação pode ser a fórmula para elas”, disse Maki.

O estudo não identificou mudanças significativas na função cognitiva entre as mulheres que receberam hormônio e as que receberam o placebo.

Mas as mulheres tratadas com hormônios responderam por um aumento de 32% em seus pensamentos sexuais e de 44% no interesse sexual, em comparação com as mulheres que tomaram o placebo.

O estudo mostrou ainda que as mulheres com sintomas como sufocos e transpirações noturnas mostravam uma redução dos sintomas e uma melhoria em sua qualidade de vida durante o tratamento, o que não ocorreu com as que receberam o placebo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado