Menu
Brasil

Titulares ressaltam importância de treinos no Brasil

Arquivo Geral

01/07/2008 0h00

Dispensados das duas últimas rodadas da Liga Mundial para fazerem um trabalho especial no Centro de Treinamento de Saquarema, os titulares da seleção brasileira masculina de vôlei aprovaram a decisão da comissão técnica da equipe. Dos 19 atletas relacionados para a competição, sete permaneceram no litoral do Rio de Janeiro: o levantador Marcelinho, o oposto André Nascimento, os ponteiros Giba e Dante, os meios-de-rede Gustavo e Rodrigão, além do líbero Sérgio Escadinha.

“A idéia era concluir o desenvolvimento físico e técnico deste grupo de atletas. Com a rotina de jogos e viagens que eles teriam que enfrentar caso fossem à França e à Venezuela, isso não seria possível. O principal objetivo, que era explorar o aspecto individual de cada jogador, foi alcançado. Era fundamental que aproveitássemos este tempo de trabalho e as condições que o centro de treinamento nos oferece. Agora entraremos na fase final da preparação, que é dar ritmo de jogo e entrosamento ao time”, explica o assistente técnico Ricardo Tabach, que comandou os treinos no país.

De acordo com Dante, a parte física poderá ajudar a equipe nas partidas importantes que o Brasil terá pela frente nas Finais da Liga Mundial e nos Jogos Olímpicos de Pequim. “O José Inácio (preparador-físico) nos submeteu a exercícios diferentes dos que fizemos no começo da preparação. Acredito que este aspecto poderá nos ajudar bastante, especialmente em partidas de cinco sets. No tie-break, dificilmente um adversário estará tão bem preparado quanto nós. Além disso, pudemos passar mais algum tempo com nossos familiares, e isso nos faz muito bem”, afirma.

Para Marcelinho, a base construída às custas de suor e esforço nos treinamentos será essencial no desenvolvimento da temporada. “Nesta temporada, aproveitamos o tempo da melhor maneira possível. Construímos uma base sólida, que nos dá tranqüilidade para buscar os resultados nos momentos mais importantes. Agora estamos voltando a treinar com o grupo completo e, nestes treinamentos, iremos readquirir entrosamento. ”, acredita.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado