Menu
Brasil

TCU pede paralisação de obras em 2 refinarias da Petrobras

Arquivo Geral

30/09/2009 0h00

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu hoje a paralisação de duas refinarias da Petrobras e de outras 11 obras impulsionadas pelo Governo federal por “irregularidades graves” em seus orçamentos.

O TCU solicitou a paralisação da construção da refinaria Abreu e Lima, que a Petrobras ergue em Pernambuco e que deve ter associação da Petróleos de Venezuela (PDVSA), e as obras de modernização da refinaria Getulio Vargas, no Paraná.

Em comunicado, a Petrobras negou ter elevado o orçamento de forma irregular e ter cometido “qualquer outra irregularidade” em alguma de suas obras.

A companhia destacou que apresentou toda a documentação exigida e que os critérios do TCU são “insuficientes” para suas obras, que são “de grande complexidade” e com características muito particulares.

Foram constadas também irregularidades graves em outras 11 obras públicas incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o principal plano de desenvolvimento de infraestrutura do Governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O relatório, que será enviado ao Congresso, averiguou 219 obras públicas, cujos orçamentos somam o equivalente a US$ 20 bilhões.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado