Menu
Brasil

SP: Rio Preto terá lockdown noturno contra covid; cidades da região também fecham

O transporte coletivo poderá circular até as 20h para o retorno dos trabalhadores às suas casas

Redação Jornal de Brasília

16/06/2021 11h09

São José do Rio Preto, uma das principais cidades do interior de São Paulo, entra em lockdown noturno, a partir desta quinta-feira, 17, na tentativa de frear o avanço do coronavírus. Das 18h às 6h, todo o comércio fecha, incluindo bares, restaurantes, supermercados e postos de combustível. O transporte coletivo poderá circular até as 20h para o retorno dos trabalhadores às suas casas. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas ficam proibidos nos fins de semana.

A medida, anunciada pelo prefeito Edinho Araújo (MDB), vigora até o dia 2 de julho e será acompanhada por outras cidades da região. O alvo principal são as aglomerações em bares, festas clandestinas e eventos familiares.

Antes de definir o fechamento, o prefeito de Rio Preto reuniu-se com os gestores de Bálsamo, Bady Bassit, Cedral, Guapiaçu, Mirassol e Neves Paulista defendendo a necessidade do fechamento regional. Os prefeitos de Bálsamo, Bady Bassit e Cedral já disseram que vão acompanhar as restrições da cidade polo regional.

O lockdown noturno foi decidido após reunião do prefeito Edinho com o centro de enfrentamento ao coronavírus de Rio Preto e com representantes dos hospitais, do Judiciário e do Ministério Público. Os principais hospitais da cidade estão lotados. “Pacientes, com a cepa que está aí, estão demorando mais na UTI e não temos onde colocar novos doentes. Vai morrer paciente na fila por falta de leito”, disse o provedor da Santa Casa, Nadin Cury.

A gerente administrativa do Hospital de Base, Amália Tieco, considerou a situação dramática e defendeu o fechamento. “Estamos fazendo várias negativas de solicitações por leitos. Vivemos uma situação aguda que exige medidas drásticas”, disse. Nesta terça-feira, 15, foram confirmados mais 430 casos de covid-19 em Rio Preto, totalizando 81.383. Os óbitos já somam 2 322, sendo que 1.400 mortes são deste ano.

Em Catanduva, o lockdown decretado pela prefeitura entrou em vigor nesta terça-feira e segue até o próximo dia 29. A medida foi adotada depois que o Ministério Público estadual ajuizou ação para responsabilizar o prefeito Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB).

Todas as atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços estão proibidas, exceto as de segurança. O decreto veta a circulação de veículos e pessoas, a não ser em casos excepcionais. O transporte coletivo foi suspenso e a cidade teve o primeiro dia de ruas totalmente vazias. Outras 14 cidades da região adotaram medidas mais restritivas que as previstas no Plano São Paulo, do governo estadual.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado