O tedioso começo da última parte das sessões classificatórias, onde os dez pilotos classificados apenas queimam combustível, pode estar com os dias contados. Segundo a publicação Autosport, pilotos e dirigentes irão se reunir antes do GP da Espanha, programado para o dia 14 de maio, para discutir alterações no sistema de disputa.
A idéia é convencer a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o gerente financeiro da categoria, Bernie Ecclestone, a deixar que as equipes reabasteçam os carros dos dez primeiros locados antes da corrida.
Atualmente, como isso é proibido, os pilotos enchem o tanque e dão voltas lentas no início da última fase do classificatório para, mais leves, andarem rápido nos últimos minutos. Os pilotos acreditam que a manobra prejudica a imagem da categoria. Por isso, o movimento começa a ganhar força até no alto escalão.
"Podemos fazer essa classificação com um piloto indo para a pista de cada vez, tentando fazer uma volta rápida, da mesma forma que era feito no ano passado. Basta que as escuderias aprovem e já faremos isso na Espanha", comentou Ecclestone, em entrevista ao Gazzetta dello Sport.