Tentando ser uma surpresa tão grande quanto a Cimed, que saiu da Liga Nacional e se sagrou campeã da Superliga masculina 2005/2006, 79 equipes – 47 no masculino e 32 no feminino – de 21 Estados brasileiros iniciam nesta quarta-feira a disputa da competição, que classifica quatro equipes (duas entre os homens e duas entre as mulheres) para o principal torneio do país, desde que cumpram as exigências do regulamento da disputa.
Os duelos começam com o Grupo V da Liga Nacional feminina, que terá duas equipes: Betim e Vôlei Futuro/Araçatuba, no ginásio Divino Braga, em Betim, às 20h30. O detalhe é que Como o Grupo V distribui duas vagas na fase final, ambas as equipes já estão classificadas. A partida servirá para definir o primeiro colocado do grupo. Por isso, os técnicos acreditam que é importante começar a competição com vitória.
“Já disputamos a Liga Nacional masculina há três anos, mas é nossa primeira participação na feminina”, explica o técnico de Betim, Giuliano Sucupira. “A vitória será muito importante para levar a população da cidade e os patrocinadores a acreditarem mais. O time é formado por seis jogadoras que vieram das nossas categorias de base e seis de equipes da região metropolitana de Belo Horizonte”, explica o treinador.
O treinador do Araçatuba, Marco Antônio Caneloço, quer aproveitar para avaliar as novas jogadoras contratadas por sua equipe. “Temos seis ou sete reforços, inclusive a ponta Dani Perê, que disputou a última Superliga pelo ASBS/Suzano. Todas as atletas da nossa equipe já jogaram a divisão especial do Campeonato Paulista. Nosso time feminino começou em 2004 e temos intenção de nos classificar para a Superliga”, afirma.
A Liga Nacional é dividida em seis grupos, cada um com equipes de uma região do Brasil. Na categoria masculina, os campeões dos grupos I, II, III, IV e VI e o vice-campeão do grupo VI se classificam para a fase final, juntamente com os vencedores das chaves A e B do Grupo V. Na feminina, além dos vencedores de cada grupo, garantem vaga os segundos colocados dos grupos III e V.
A fase final da Liga Nacional feminina será realizada de 9 a 13 de agosto e a da masculina de 16 a 20 de agosto, em local a definir. Em 2005, a FURB/Bluvolei (SC) foi campeã no feminino e a Cimed no masculino. As mulheres catarinenses, porém, não conseguiram cumprir as exigências da CBV e ficaram de fora da Superliga. Este ano, a disputa da Liga Nacional masculina começará no dia 12 de julho, com o Grupo I, em Boa Vista, e a chave A do Grupo V, em Betim.
Os grupos da Liga Nacional 2006 são compostos por equipes dos seguintes estados:
Grupo I – Acre, Amazonas e Roraima
Grupo II – Amapá, Pará, Piauí e Tocantins
Grupo III – Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco
Grupo IV – Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso
Grupo V – Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo
Grupo VI – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina