Já em Osaka, Japão, onde disputará o Campeonato Mundial masculino de vôlei, a seleção brasileira busca alternativas para driblar a armadilha do fuso horário antes de seguir para sua sede na competição. Para isso, vale apelar para o tradicional videogame ou partir para a troca de filmes entre os jogadores.
Como o alojamento não conta com internet nos quartos, os integrantes da seleção estão tendo de usar a imaginação para se distrair e manter-se acordado. Dormir muito cedo pode significar acordar no meio da madrugada sem sono. “Não podemos dormir para entrar no fuso. Eu trouxe cinco filmes para assistir no computador. E ainda pretendo trocar com outros jogadores”, conta o oposto André Nascimento, que vê desde filmes como “A última profecia” até “Os sem-floresta”.
Já o meio-de-rede Rodrigão é um dos fãs do videogame, que joga em casa com seu filho Victor, de oito anos. No entanto, ele conta que já está cansando do brinquedo. “O engraçado é que eu nunca fui de jogar videogame quando era mais novo. Comecei depois de velho, quando comecei a viajar mais por causa do vôlei. Já gostei mais do que hoje. Quando estou de folga e vou para casa meu filho fica doido para brincar comigo. Por enquanto eu ainda ganho dele, mas logo isso vai mudar”, diverte-se o jogador.
Quem tem se dedicado mais aos joguinhos eletrônicos é o ponta Murilo. Nos deslocamentos de ônibus entre o alojamento e os locais onde a seleção treina ele disputa partidas inteiras de futebol.
Na mesa
Depois de passar maus bocados com a comida na final da Liga Mundial, a equipe do Brasil comemora o cardápio no Japão. Ao contrário do que se pode imaginar, nada de sushis ou sashimis – pratos feitos com peixe cru. “Quem é fã de sushi e vem para o Japão, como eu e o Giba, sempre fica animado. Mas quando chegamos aqui o que menos comemos é sushi”, conta o levantador Ricardinho.
O cardápio da concentração de Hirakata inclui muitos refogados, sopas e salada. “Aqui a comida é muito boa. Na Rússia, na final da Liga Mundial, é que era triste”, lembra André Nascimento.
Nesta segunda-feira, às 5 horas (horário de Brasília), a seleção faz seu segundo jogo-treino, enfrentando a Polônia. Sábado, os brasileiros venceram a equipe japonesa Panasonic Panthers por 4 sets a 0. Na terça-feira, também às 5 horas, os brasileiros voltam a enfrentar os poloneses.
No Japão desde quinta-feira passada, a seleção brasileira segue para Fukuoka nesta quarta.