As seleções brasileiras masculina e feminina de vôlei abrem suas programações de preparação olímpica nesta segunda-feira com a apresentação de parte dos convocados em Saquarema (RJ). O primeiro grupo a se apresentar é formado principalmente pelos atletas que disputaram a última edição da Superliga.
No masculino, o técnico Bernardinho Rezende já contará com Anderson, André Heller, André Nascimento, Bruninho, Eder, Gustavo, Lucas Saatkamp, Murilo, Nalbert, Rodrigão, Samuel e Sidão. Alan, Dante, Giba, Manius, Marlon e Marcelinho apresentam-se apenas dia 12, enquanto o líbero Sérgio Escadinha ainda não tem data definida por causa dos compromissos de sua equipe na Europa.
Entre as mulheres, as primeiras a se apresentar ao técnico José Roberto Guimarães são Carol Albuquerque, Joycinha, Paula, Sassá, Valeskinha, Fabiana, Thaisa, Carol Gattaz e Fabi. Vão completar o grupo Mari, Sheilla, Fofão, Walewska e Jaqueline, mas estas também não têm data definida pela participação de suas equipes nas fases finais dos torneios europeus.