Menu
Brasil

Seleção para sargentos temporários está aberta na FAB

Segundo a FAB, o QSCon 2026 contempla diversas especialidades. Para Brasília, estão reservadas as seguintes vagas

Redação Jornal de Brasília

07/11/2025 7h33

53382983467 ad7c8943c0 k

Foto: Sgt P. Silva – Força Aérea Brasileira

O processo seletivo para prestação do Serviço Militar Temporário da Força Aérea Brasileira (FAB) já está aberto. O edital é destinado a profissionais de nível médio que desejam integrar o Quadro de Sargentos da Reserva e 2ª Classe Convocados (QSCon), com incorporação prevista para o ano de 2026. Para o DF, estão destinadas 111 vagas. 

Segundo a FAB, o QSCon 2026 contempla diversas especialidades. Para Brasília, estão reservadas as seguintes vagas: Administração (35 vagas), Comunicações (6), Desenho (3), Eletricidade (3), Enfermagem (14), Eletromecânica (1), Informática (25), Laboratório (6)Nutrição e Dietética (2), Produção de Áudio e Vídeo (3), Processos Fotográficos (1) e Radiologia (7). O objetivo, de acordo com a instituição, é proporcionar aos voluntários a oportunidade de aplicar seus conhecimentos técnicos e contribuir diretamente para as atividades da Aeronáutica.

As inscrições estão abertas até o dia 12 de novembro deste ano. Os interessados devem acessar o site oficial de convocações da FAB e consultar o Aviso de Convocação (AVICON) correspondente a cada processo.  Eles encontrarão as informações detalhadas sobre  quais requisitos e qual é a documentação exigida, além do cronograma completo das etapas.

Não será realizada a aplicação de prova escrita no processo seletivo. A seleção dos candidatos é feita através de uma análise curricular, inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste físico, conforme o modelo tradicional dos processos de convocação temporária da Força Aérea Brasileira. 

Dentre as condições para a participação, o candidato precisa ser brasileiro; ter entre 18 a 41 anos de idade até a data da sua incorporação; além de possuir os Requisitos Específicos exigidos para a área profissional pretendida.

Segundo o edital, ao ser incorporado, o convocado realizará o Estágio de Adaptação para Praças (EAP), para se adaptar às condições peculiares do Serviço Militar e ao exercício das demais atividades da área profissional em que atuarão. Essa fase terá a duração de 12 meses. 

Remuneração

O edital não informa um valor exato de remuneração, mas indica que os convocados serão incorporados como Terceiros-Sargentos do Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), segundo o que está previsto nas leis que regem a carreira militar. De acordo com a tabela de soldos das Forças Armadas, estabelecida pela Lei nº 13.954/2019 e atualizações posteriores, a remuneração bruta para essa graduação gira em torno de R$ 3.825, podendo variar com adicionais previstos em lei, como o Adicional de Habilitação, pago conforme o nível de formação exigido no processo seletivo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado