Foram 12 jogos em 18 dias e um saldo amplamente favorável: 11 vitórias e apenas uma derrota. Neste domingo, a série de quatro amistosos no Rio Grande do Sul terminou com mais uma vitória da seleção brasileira masculina de novos sobre a Espanha por 3 sets a 0, com parciais de 25/20, 25/20 e 25/20, no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS).
Os brasileiros venceram três jogos na Espanha e dois na Alemanha. A excursão à Europa terminou no dia 27 de maio após duas vitórias e uma derrota para a França. No Rio Grande do Sul, a equipe venceu a Espanha quatro vezes: duas em São Leopoldo, uma em Três Coroas e uma em Caxias do Sul.
O técnico Bernardinho ficou satisfeito com o desempenho da equipe na maratona de jogos. "Foi legal, o balanço é positivo. Começamos a jogar sem treinar muito antes, mas fomos bem. A Espanha foi um adversário que não opôs muita resistência, mas pude observar os jogadores mais de perto. Agora é avaliá-los com calma", diz.
Bernardinho elogiou o saque e o bloqueio da equipe na partida. "O time se comportou bem, apesar dos muitos erros de ataque no segundo set. O bloqueio voltou a funcionar bem, a recepção também. E ainda tivemos uma bela surpresa, que foi a boa atuação do Éder (meio-de-rede)", afirma.
O treinador mandou à quadra a base da equipe que tem defendido o Brasil nestes amistosos, porém com o levantador Luizinho no lugar de Bruno Rezende. Nos três sets, o técnico também utilizou Bruno e Wallace, este jogando como oposto.
A partida começou equilibrada. O Brasil chegou a abrir quatro pontos de vantagem no primeiro tempo técnico (8/4). A Espanha diminuiu a diferença para um ponto (11/10), mas se desconcentrou em seguida e os comandados de Bernardinho se aproveitou e fechou em 25/20, num erro de saque do time espanhol.
A seleção brasileira sofreu uma espécie de pane no início do segundo set, permitindo que a Espanha fizesse seis pontos seguidos e abrisse 6/1. Mas logo voltou aos trilhos e empatou em 7/7 num erro de ataque do ponta brasileiro naturalizado espanhol Marlon Palharini. A partir do 10/10, o Brasil tomou a frente e não foi mais alcançado, fazendo 25/20 em novo erro do ataque espanhol.
A seleção de novos liderou o terceiro set sem problemas até chegar a 17/15. Numa seqüência de dois erros causados por desatenção, permitiu o empate em 17 pontos. O técnico Bernardinho pediu tempo, mas na volta a equipe continuou errando. Ainda assim, foi superior à Espanha e venceu por 25/20 num ponto de bloqueio.
"Este jogo foi muito parecido com os outros contra a Espanha. Eles não foram um adversário muito difícil. Fiquei feliz porque a parte tática funcionou muito bem. Mostramos que com um time com os melhores jogadores, como este, e bem aplicado taticamente, fica difícil perder", avalia o meio-de-rede Sidão.