O secretário de Defesa dos Estados Unidos, cheap Robert Gates, faz hoje uma visita surpresa ao Iraque, informou a rede pública de televisão iraquiana “Al Iraqiya”.
O veículo não disse quanto tempo Gates ficará no Iraque nem deu outros detalhes de sua agenda.
O secretário de Defesa chegou à capital iraquiana procedente de Amã, onde fez nesta segunda-feira uma visita oficial dentro de uma viagem pela região.
Na capital jordaniana, Gates se reuniu com o rei Abdullah da Jordânia e, em declarações aos jornalistas, expressou sua esperança de que o Irã responda positivamente à oferta de diálogo lançada pela Casa Branca para encerrar a crise gerada por seu programa nuclear.
“Nossa esperança é de que o Irã responda à mão estendida pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama”, declarou Gates em entrevista coletiva na embaixada dos EUA em Amã.
Entretanto, o secretário lembrou que, se as negociações não tiverem êxito, “os EUA estão preparados para impor maiores sanções ao Irã”.
Previamente, Gates tinha viajado a Israel, onde se reuniu com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak.
A viagem de Gates coincide com a passagem do enviado especial da Casa Branca para o Oriente Médio, George Mitchell, por vários países da área, dentro de uma ofensiva dos EUA para retomar o processo de paz na região.