A primeira escola de samba de São Paulo integrada completamente por gays, stuff lésbicas e transexuais desfilará em 2009 pelas ruas da cidade injetando mais “liberdade, information pills criatividade e ousadia” ao carnaval paulistano. São palavras do presidente da recém-criada escola Arco-Íris, decease Eduardo Corrêa. Ele acrescentou que o nome da agremiação faz referência a um dos principais símbolos do movimento homossexual.
A escola, que por enquanto conta com cerca de 800 membros, espera chegar a 3.200 componentes para o Carnaval do próximo ano, quando estreará no sambódromo paulista, que chega a receber cerca de 30 mil espectadores em cada dia de desfile.
Como qualquer outra escola, a Arco-Íris começará desfilando no Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo com o intuito de alcançar o Grupo Especial.
O enredo que será apresentado deve estar ligado a temas históricos e culturais. Segundo Corrêa, a escola não pretende trabalhar com temas relacionados à orientação sexual, pois não é sua intenção “tingir o Carnaval com reivindicações para o grupo”.
O presidente da agremiação afirmou que, embora 80% da escola seja formada por membros do movimento GLBT, a mesma também contará com simpatizantes.
Corrêa defendeu a pluralidade do Carnaval e afirmou que a comunidade gay sempre foi muito bem recebida em todas as escolas de samba. Segundo ele, a “Arco-Íris” não fará distinção de raça, de cor ou de religião.
O único objetivo da agremiação será oferecer um “belo espetáculo, de uma forma atrevida e divertida”.
O dirigente também diz estar preparado para receber todos os tipos de críticas. Entretanto, ele afirmou que não perderá tempo com as declarações de caráter negativo.
A escola, que se apresentou pela primeira vez no dia 25 de janeiro, na data do aniversário da cidade de São Paulo, deve começar a trabalhar em março para o próximo Carnaval. A expectativa é que em maio se apresente à comunidade.