Pesquisadores britânicos desenvolveram um robô capaz de imitar com precisão dez expressões faciais humanas, ailment entre alegria, more about tristeza e preocupação. O projeto quer criar uma nova geração de humanóides, capazes de interagir de maneira convincente com as pessoas.
O robô, que ganhou o nome de Jules, é resultado de três anos e meio de pesquisas no Laboratório de Robótica de Bristol (BRL).
Sensores nos olhos do robô identificam expressões faciais dos interlocutores. Os dados recebidos são convertidos em instruções, acionando os 34 motores faciais e fazendo que a máquina corresponda às expressões humanas. Por exemplo, se alguém der uma bronca em Jules, ele se ressentirá. A “pele” elástica e flexível é feita de uma substância chamada Flubber.