Menu
Brasil

Rio se confirma como um dos principais destinos do turismo de eventos internacionais

Arquivo Geral

09/07/2008 0h00

O Rio de Janeiro está bem posicionado no cenário de eventos internacionais realizados no Brasil e se solidifica como um dos principais destinos de eventos no país, click ao lado de São Paulo. É o que mostra pesquisa divulgada hoje (9) pela presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), website Jeanine Pires.


A Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil foi realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) por encomenda do Ministério do Turismo.


É um estudo que abrange 14 eventos realizados no período de setembro de 2007 a junho de 2008. Desses, seis foram realizados no Rio de Janeiro, três em São Paulo e um em cada uma das seguintes cidades: Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Campinas e  Porto Alegre.


“Da mesma forma, o Rio de Janeiro tem um altíssimo índice de satisfação dos clientes. Mais de 80% dos entrevistados dizem que o evento realizado no Rio de Janeiro foi melhor ou tão bom quanto um evento realizado em outro país”, observou a presidente da Embratur.


Na avaliação de Jeanine Pires, isso significa que a infra-estrutura turística nacional vem atendendo à demanda de um turista exigente, que participa de eventos internacionais.


Os temas considerados mais negativos pelos visitantes estrangeiros de eventos, não só na cidade do Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil, são limpeza pública, sinalização turística e segurança.


Jeanine Pires enfatizou que o tema segurança pública, em especial, é importante para o turismo mundial e para as cidades brasileiras. “Esse é um assunto que a gente considera da máxima importância e que tem uma dimensão de destaque em qualquer lugar do mundo”, disse.


São Paulo, isoladamente, é a primeira cidade das Américas em número de eventos realizados, enquanto o Rio de Janeiro aparece na quinta posição.


Jeanine Pires observou que o Brasil é líder entre os destinos turísticos na América Latina. No conjunto de países das Américas, só perde para os Estados Unidos.


O Brasil subiu da 21ª posição no ranking  turístico mundial, em 2002, para o 8º lugar, no ano passado. “Se existe uma  política que a gente consegue de fato medir a sua evolução e o seu resultado de forma muito objetiva é a captação de eventos internacionais”, afirmou a presidente da Embratur.


Ela acrescentou que o Brasil já se consolidou, nos últimos dois anos, entre os dez  principais países em número de eventos e disse que o atual cenário econômico tem reflexos positivos na credibilidade do país no cenário internacional. Outro fator de impacto sobre o turismo de eventos no Brasil, na avaliação de Jeanine Pires, é a produção científica e tecnológica.


O fato de estar colocado como o 15º país do mundo nessa área e atrair eventos de categorias profissionais de várias especialidades científicas mostra que o Brasil tem “acadêmicos, especialistas, professores, estudiosos nessas áreas de atuação. Portanto, isso contribui muito para o desenvolvimento econômico e também científico e tecnológico do país”.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado