O governador do Rio de Janeiro, view Sérgio Cabral, informou hoje (25) que vai encaminhar nos próximos dias à Casa Civil, proposta de que o governo estadual assuma a administração do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, hoje sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).
Cabral disse que já foi encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a proposta de que a administração do aeroporto e do porto do Rio fosse transferida para o governo estadual, que faria parcerias com a iniciativa privada, por conta da possibilidade de a capital fluminense sediar a Olimpíada de 2016.
Ele informou que já recebeu proposta de pelo menos uma empresa alemã, responsável pela administração de “dezenas de aeroportos em todo o mundo”.
“Acho que esse é um caminho que o Brasil devia ter a ousadia de tomar. A maioria esmagadora dos portos do mundo é municipal ou estadual. Da mesma forma acontece com os aeroportos, que são administrados pelas prefeituras, pelos estados ou pelo setor privado em parceria com os governos. E é isso que faríamos aqui”.
Segundo Cabral, Lula demonstrou estar “muito desejoso de ter uma solução” e que deve, com a cautela necessária, ouvir todos os lados. Ele destacou que existem muitos exemplos espalhados pelo mundo que podem ser seguidos pelo Brasil. “No Brasil não tem que inventar a roda é só ver que roda está andando melhor”, disse.
De acordo com o governador, mudanças urgentes devem ser implementadas não apenas no terminal de passageiros, mas também no de cargas que, segundo ele, é muito mal aproveitado. Ele citou como exemplo bem sucedido o aeroporto de Cabo Frio, na Região dos Lagos do estado do Rio, um dos únicos privatizados no país.