A Prefeitura do Rio de Janeiro promove no sábado a segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil. Devem ser vacinadas crianças de zero a cinco anos incompletos. Serão oferecidas 600 mil doses da vacina em mais de mil postos fixos e volantes em toda a cidade, das 8 às 17 horas.
A expectativa é vacinar cerca de 390 mil crianças nesta etapa, o que corresponde a 95% da população com menos de cinco anos. Na primeira etapa, realizada em junho, esta meta foi superada e 398 mil crianças foram imunizadas. Aproximadamente cinco mil profissionais estão envolvidos na campanha.
No dia da vacinação, médicos e enfermeiros estarão de plantão nos postos de saúde para esclarecer as dúvidas da população. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e mesmo que ela esteja atrasada, a criança receberá a nova dose.
A paralisia infantil, ou poliomielite, é uma doença infecto-contagiosa aguda, transmitida por vírus, que age como infecção ou sob forma paralítica, podendo provocar sequelas permanentes ou até mesmo levar à morte. A poliomielite está erradicada há 21 anos no município e, para que permaneça assim, a vacinação anual é muito importante.
AE