O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriu avaliação de 2018 abordando temas como feminismo, nazismo, escravidão, regime militar e crise de refugiados. Com aplicação dividida em dois fins de semana, a primeira fase aconteceu no primeiro domingo de novembro, dia 4, após ser remarcado. A prova apresentou as áreas de Linguagens e Ciências Humanas, com questões de múltipla escolha.
A redação teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Os três textos de apoio falavam sobre como o uso de banco de dados e algoritmos direcionam conteúdos consumidos e um quadro com dados sobre o perfil dos usuários de internet no Brasil. No total, 461 mil fizeram as duas etapas da prova.
Cuba rompe com programa Mais Médicos
Após questionamentos do então presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), em relação à qualificação dos médicos cubanos, o governo de Cuba anunciou a saída do Mais Médicos no Brasil. Com 8,3 mil cubanos atuantes no programa, os profissionais atendiam a 1.600 municípios participantes do programa. Desde a saída dos profissionais, as cidades já sentem impacto na saúde.
O rompimento ocorreu de maneira rápida. Cuba anunciou que todos os médicos cubanos deveriam deixar o Brasil em até 40 dias. Após a crise, novas vagas foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Até dezembro, os cadastros já substituíram, em totalidade, os cargos ocupados pelos cubanos. Porém, cerca de 29% deles (2,4 mil) ainda não haviam se apresentado nos locais de trabalho.
Reforma elevará a idade para servidor aposentar
À época presidente eleito, Jair Bolsonaro (foto) disse, em entrevista à TV Aparecida, que iria trabalhar para aprovar “alguma coisa” da reforma da Previdência ainda no ano de 2018, apesar do “desânimo em Brasília”. Ele citou a fixação da idade mínima para servidores públicos como um desses pontos.
“Queremos dar um passo, por menor que seja, mas dar um passo na reforma da Previdência, que é necessária”, disse. A conversa foi exibida no dia 5 de novembro.
Na entrevista, o presidente eleito citou as idades mínimas para servidores diferentes das que constam no projeto: 56 anos para as mulheres e 61 anos para os homens. Hoje, o servidor se aposenta a partir dos 60 anos e a servidora aos 55.
De volta à Petrobras
Consultor para a área energética da equipe de transição do governo Jair Bolsonaro (PSL), o economista Roberto Castello Branco será o novo presidente da Petrobras, confirmou no dia 19 a assessoria do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Defensor da privatização de estatais, Castello Branco fez parte do conselho de administração da empresa em 2015. Ele é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde ocupava o cargo de diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico e tem pós-doutorado pela Universidade de Chicago.
Sai aumento para o teto dos servidores
O então presidente Michel Temer (MDB) sancionou no dia 26 o projeto de lei que reajustava em 16,38% o salário dos ministros do STF. Em conversas reservadas, ele já admitia conceder o aumento em troca do compromisso de ministros da Suprema Corte de rever o pagamento do auxílio-moradia. No destaque, ministro Dias Toffoli.
Recorde de mulheres nas eleições dos EUA
O Congresso americano foi renovado em novembro. As eleições terminaram com os democratas conquistando maioria na Câmara dos Representantes, após 8 anos em menor quantidade. Além disso, a seleção foi marcada pelo recorde de mulheres escolhidas para ocupar assentos no Congresso. A projeção é de que pelo menos cem mulheres ocuparão assentos na Câmara dos Deputados – o que ainda significaria menos de 25% do total de 435 disponíveis.
A diversidade também marcou a votação. Rashida Tlaib, em Michigan, e Ilhan Omar, em Minnesota, por exemplo, são as primeiras mulheres muçulmanas a ocupar um assento congressional. Os resultados podem complicar a 2ª metade do mandato do presidente Donald Trump, com oposição a votações e pedidos de investigações.
Califórnia enfrenta incêndio mais mortal de sua história
Um enorme incêndio florestal invadiu o norte e o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, atingindo mais de 300 mil pessoas. A suspeita é de que o foco tenha começado no dia 8. Até o dia 25, data em que a situação foi controlada, pelo menos 85 pessoas morreram em decorrência das chamas, além do registro de 249 desaparecidos.
Ao todo, o fogo atingiu por volta de 14 mil casas, 500 estabelecimentos e 4.250 edifícios. A cidade de Paradise, a 280 km de São Francisco, foi a mais afetada. O incêndio causou uma fuga em massa de milhares de moradores do estado, causando engarrafamentos nas pequenas estradas que servem ao interior — ao menos nove pessoas morreram dentro dos veículos, enquanto tentavam escapar das chamas.