Menu
Brasil

Responsável pelo ensino básico no MEC pede demissão

Macedo tinha um dos cargos mais importantes no órgão porque cuidava justamente dos projetos e da interlocução com Estados e municípios

Redação Jornal de Brasília

09/04/2020 14h12

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Janio Macedo, pediu demissão nesta quinta-feira. A informação não foi comunicada oficialmente, mas diversas fontes do ministério confirmaram à reportagem.

Macedo tinha um dos cargos mais importantes no órgão porque cuidava justamente dos projetos e da interlocução com Estados e municípios, responsáveis pelas escolas públicas do País.

Segundo o Estado apurou, Macedo estava incomodado com a postura do ministro Abraham Weintraub há pelo menos 6 meses. Apesar de não ser da área da educação – ele é concursado do Banco do Brasil – era o único visto como “bem intencionado” por secretários de educação e outros especialistas da área. A demissão causou preocupação de que alguém com perfil ideológico e menos técnico seja agora colocado no cargo.

Fontes informaram que Macedo não mais aguentava as demandas da pasta, inclusive sobre pedidos de mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Ele não tinha autonomia para fazer e falar nada sem passar pela filtragem ideológica e política do ministro Weintraub”, diz uma fonte ligada ao ministério.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado