Menu
Brasil

Repatriados não terão pontuação no ranking de jogadores na Superliga de vôlei

Arquivo Geral

25/04/2007 0h00

Tentando incentivar a volta dos jogadores que atuam no exterior para o Brasil, a Confederação Brasileira de Vôlei decidiu que os “repatriados” não contarão pontos no ranqueamento da Superliga 2007/2008. A medida é um importante passo para fazer com que atletas da seleção brasileira voltem a atuar no país.


 


“Com a possibilidade de haver repatriamentos de jogadores, que viriam com pontuação zero no ranking, as competições ficarão mais atrativas. Gostaria de deixar claro que o ranqueamento nunca foi o motivo da saída de jogadores para o exterior. O fator financeiro sempre pesou nesse quesito. Estamos tentando ter nossas estrelas de volta ao vôlei brasileiro”, comentou Renato D’Avila, gerente da unidade de competições nacionais.


 


O sistema de pontuação contempla o gabarito técnico de cada jogador, sua carreira e desempenho nas últimas temporadas. Cada equipe poderá inscrever atletas cujo somatório de suas pontuações não seja superior a 32 pontos  “A filosofia do ranqueamento mudou completamente para a temporada 2007/2008. Isso não acontecia há alguns anos. As modificações servirão para tentarmos deixar as Superligas masculina e feminina ainda mais equilibradas”, emendou o dirigente.


 


Foram ranqueados os 130 melhores atletas no masculino e as 94 melhores no feminino. Para cada atleta é atribuída uma pontuação variável de – no mínimo – um e – no máximo – sete pontos.


 


Cada equipe poderá inscrever, no máximo, dois atletas pontuados no ranking com sete pontos. No entanto, um terceiro jogador com sete pontos poderá ser inscrito, caso este seja repatriado. Assim, esse atleta terá pontuação zero.


 


No masculino, 11 atletas têm pontuação máxima (sete pontos). São eles: André Heller, André Nascimento, Dante, Giba, Gustavo, Henrique, Marcelinho, Milinkovic, Nalbert, Ricardinho e Rodrigão. No feminino, são 12 atletas: Danielle Scott, Érika Coimbra, Fabiana Claudino, Fernanda Venturini, Fofão, Jaqueline, Mari, Paula, Sheilla, Valeskinha, Walewska e Sassá.


 


Para as demais graduações de seis, cinco, quatro, três, dois e um pontos, a inscrição é livre, desde que respeitada a pontuação máxima por equipe (32 pontos).


 


Para aqueles que permanecerem na mesma equipe da Superliga 2006/2007 – mesmo que tenham obtido a pontuação maior para esta nova temporada – prevalecerá os pontos estabelecidos e considerados da temporada anterior (2006/2007). Este critério é permitido somente para o somatório de pontos (32 pontos) e somente para esta equipe. Caso o atleta tenha sua pontuação reduzida, prevalecerá o menor número de pontos.


 


Cada equipe ainda poderá inscrever, no máximo, dois atletas estrangeiros. Serão pontuados com sete pontos aqueles atletas estrangeiros que disputaram a Superliga 2006/2007 e trocarem de equipe. Em contrapartida, quem não disputou essa edição da competição não será pontuado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado