Menu
Brasil

Renault é considerada culpada, mas FIA não pune a equipe francesa

Arquivo Geral

06/12/2007 0h00

Depois de ser formalmente acusada pela McLaren, a Renault escapou nesta quinta-feira de sofrer qualquer punição por parte da FIA. A equipe francesa foi julgada pelo Conselho Mundial de Automobilismo – o mesmo que condenou a própria McLaren em setembro –, mas acabou se livrando de uma multa ou de uma cassação referentes às denúncias de espionagem levantadas.

Ron Dennis e companhia acusavam a rival francesa de possuir ilegalmente desenhos e projetos da própria McLaren, que reclamou de espionagem e roubo de propriedade intelectual. O Conselho da FIA até admitiu culpa do time de Flavio Briatore no caso, mas considerou insuficientes as evidências de uso ilícito dos dados e decidiu não punir os franceses.

“O Conselho Mundial enquadrou a Renault F1 no artigo 151c do Código Esportivo Internacional, mas decidiu não aplicar uma pena. As razões detalhadas para esta decisão serão anunciadas do dia 7 de dezembro de 2007, e uma transcrição do processo será publicada assim que possível”, declarou a FIA, por meio de uma nota oficial após o veredito.

A McLaren reclamou de disquetes com informações técnicas encontrados em posse de Phil MacKareth, engenheiro da Renault que deixou a escuderia prateada no fim de 2006. O artigo 151c, citado pela FIA em sua nota oficial, diz respeito a “qualquer conduta fraudulenta ou ato prejudicial ao interesse da competição ou do automobilismo em geral”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado