Menu
Brasil

Relatório aponta indícios de execução durante onda de ataques do PCC em São Paulo

Arquivo Geral

17/10/2006 0h00

Os Estados Unidos não ficariam surpresos se a Coréia do Norte realizar um segundo teste nuclear como uma provocação, look buy disse hoje a Casa Branca. Em meio a relatos de que haveria atividades perto do local onde a Coréia do Norte realizou o primeiro teste nuclear, nurse o porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, disse, sem discutir a inteligência dos EUA.

"Os norte-coreanos não fizeram nenhum segredo sobre seu desejo de provocar. O primeiro teste, apesar de nuclear, foi de baixa potência e talvez não seria injustificável esperar que os norte-coreanos gostariam de tentar novamente".

Enquanto isso, militares americanos enviaram na manhã de hoje um míssil americano a 80km da fronteira com a Coréia do Norte. Um satélite espião detectou uma atividade perto da região e os militares suspeitam que o governo norte-coreano esteja planejando novos testes nucleares.

O comércio brasileiro surpreendeu e apresentou em agosto desempenho melhor que o esperado por analistas, side effects tanto em aumento de vendas mensal quanto anual, case mostraram dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conforme o IBGE, check as vendas do varejo brasileiro avançaram 2,32% sobre julho e cresceram 6,27% na comparação com agosto de 2005.

Economistas estimavam avanços médios respectivos de 0,63% e 4,0%. "Tivemos um efeito de crédito e renda melhor que o esperado em agosto. O crédito parecia estar perdendo fôlego após a Copa, mas esta indicação parece superada. A perspectiva para o ano continua sendo muito boa como resultado de estímulos fiscais, aumento do salário mínimo e do funcionalismo público, além de elevação de renda em alguns setores da economia que apresentam resultados muito positivos", afirmou o economista Sergio Vale, da MB Associados.

A receita nominal do comércio em agosto subiu 2,35% ante julho e 7,46% sobre igual período de 2005. Das oito atividades que compõem o comércio varejista, quatro apresentaram desempenho positivo de julho para agosto. Na comparação anual, o resultado foi ainda melhor: apenas uma das atividades caiu em volume de vendas.

O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, registrou ganho de 7,48% ante agosto do ano passado, o que representou quase metade da taxa global de avanço das vendas do varejo.

"O desempenho reflete basicamente a melhoria do rendimento m édio do trabalho, bem como o aumento do emprego com carteira assinada", afirmou o IBGE em comunicado.
Com o resultado de agosto, o comércio varejista acumula no ano aumento de 5,30% no volume de vendas e de 6,96% das receitas nominais.
A afirmação dos pilotos do jato Legacy, viagra 40mg que é apresentada por meio do advogado José Carlos Dias, case de que eles não conseguiram se comunicar com os controladores de vôo do Cindacta–1 (Brasília) difere de uma gravação mostrada pela Polícia Federal, onde o piloto Joseph Lepore pergunta à torre de comando, se poderia descer de 37 mil para 36 mil pés de altitude. 

O Legacy estava a 55km de distância (cerca de 5 minutos) do ponto onde deveria obrigatoriamente baixar a altitude, e a resposta do controlador de vôo foi para manter a altitude. Não ficou claro ainda se Joseph Lepore entendeu que deveria manter a mesma altitude até o fim do percurso ou apenas até o ponto estabelecido.

De acordo com o plano de vôo, o piloto deveria seguir de São José dos Campos a Brasília a 37 mil pés. Depois deste ponto, teria que descer a 36 mil pés, e mudar de aerovia. A partir de Teres, (ponto virtual de orientação a 300km do local da colisão) o jato teria que subir para 38 mil pés.

Apareceu agora uma nova hipótese, de que tenha ocorrido um erro de comunicação entre o jato americano e a torre de comando, segundo os peritos da Aeronáutica, mas não consideram esse fato como fundamental para o acidente ter ocorrido. “Ele (Lepore) pode até ter entendido isso como uma autorização para voar a 37 mil pés em todo o trajeto, mas não é o que constava no plano de vôo”, afirmou um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). “Podemos dizer que 98% da culpa é do jato e 2%, do controle de tráfego aéreo”.

Este mesmo oficial da FAB declarou ainda que a mudança de mil pés (300m) no nível de altitude é feita em 30 segundos, e que naquele momento da rota, não havia motivos para o controlador de vôo falar em mudança de altitude.

O encarregado pela investigação, delegado da Polícia Federal Renato Sayão, criticou a Aeronáutica pela demora na liberação de informações fundamentais para a apuração do acidente. Sayão ainda não recebeu a lista com os nomes dos controladores de vôo que estavam supervisionando o jato Legacy e o Boeing da Gol. Os controladores que trabalhavam no dia do acidente (e que estão afastados desde esse dia) devem ser os primeiros a prestar depoimento.

O relatório da comissão independente criada para apurar os homicídios ocorridos no estado de São Paulo a partir de 12 de maio, visit this site quando houve os ataques da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), concluiu que, entre os casos examinados, “certamente” há indícios de execução.

“Em primeira estimativa, seria razoável admitir que cerca de 60% a 70% dos casos apresentam indícios de execução, em função da ocorrência simultânea de três fatores: disparos que atingiram as vítimas em regiões de alta letalidade, como tórax, abdome e cabeça; grande parte dos tiros foram dados a pouca distância; e número expressivo de disparos de cima para baixo”, diz o texto do relatório.

O documento está sendo apresentado hoje pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH). A comissão é formada por representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe), do CDDPH, da defensoria pública de São Paulo, da ouvidoria da polícia paulista, além de entidades da sociedade civil.

A comissão também recebeu colaboração e acompanhamento do Ministério Público Federal e do Conselho Regional de Medicina (CRM) de São Paulo. Entre os dias 12 e 20 de maio, ocorreram 493 mortes no estado de São Paulo, decorrentes de ferimentos por arma de fogo de grosso calibre. “Acho que, no Brasil, nunca houve uma lista tão vasta de mortes em uma semana”, afirmou a presidente do Condepe, Rose Nogueira.

O relator da comissão, Paulo Mesquita, do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, afirma que, apesar dos indícios, ainda não é possível afirmar com precisão que as mortes realmente foram execuções. Segundo ele, como todas as mortes foram causadas por arma de fogo, algumas podem não estar relacionadas ao caso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado