A Receita Federal apreendeu, nesta segunda-feira (17), 405 quilos de cocaína que estavam ocultos dentro de um carregamento no Porto de Santos, no litoral paulista. A droga havia sido camuflada em meio a 13 toneladas de colágeno hidrolisado de origem bovina e tinha como destino final o porto de Hamburgo, na Alemanha.
A descoberta ocorreu durante uma fiscalização conjunta realizada por equipes das alfândegas do Porto de Santos, do Aeroporto Internacional de Viracopos e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal em São Paulo. Durante a inspeção do contêiner, os agentes localizaram o entorpecente.
Segundo a Receita Federal, o processo de monitoramento das cargas envolve métodos como análises de risco, imagens de scanner e o apoio de cães farejadores. Na operação desta segunda-feira, os cães indicaram a presença da cocaína, o que levou à abertura e verificação detalhada da carga.
Após a apreensão, a Polícia Federal, acionada imediatamente, assumiu a ocorrência. Um inquérito policial foi instaurado para investigar a origem da droga e identificar os envolvidos na preparação e tentativa de envio do carregamento à Europa. A perícia realizada no local deve auxiliar na apuração.