Depois de uma primeira temporada de aprendizado, o presidente da escuderia McLaren, Martin Whitmarsh, acredita que Lewis Hamilton está pronto para liderar a equipe rumo às vitórias na temporada de 2008. Para o dirigente, o talento do jovem inglês deverá facilitar a escolha do substituto de Fernando Alonso, solução que pode sair de dentro da equipe, com os pilotos de testes Pedro de la Rosa e Gary Paffett.
“A realidade é que Lewis é agora um produto absolutamente comprovado. Ele pode liderar e ser o talismã que nos levará ao título”, disse Whitmarsh à revista Autosport.
“Conseqüentemente, não há dificuldades para o time, já que temos conosco dois grandes pilotos competitivos em Pedro de la Rosa e Gary Paffett”, continuou o inglês. “Não há muitos no mundo que poderíamos dizer que são materialmente melhores do que eles e estamos cientes da estabilidade de usar dois homens que já estão com a equipe. Veremos como as coisas acontecem”, completou.
Embora o time oficialmente não planeje abandonar sua política de igualdade de tratamento de seus pilotos, Whimarsh afirma que Hamilton ocupará naturalmente a posição de líder. “Sejamos francos, ele já é (líder). Com o time agora, ele ganhou autoconfiança e conhecimento”, acredita o dirigente.
“Ele cresceu e amadureceu enormemente na Fórmula 1 no último ano. Lewis chegará à Austrália (primeira etapa da temporada 2008) acreditando que pode vencer, isto é fantástico para ele e para o time”, acrescentou Whitmarsh, cobrando um trabalho sério da McLaren para fornecer um carro de qualidade a Hamilton.
“Temos que entregar (um carro competitivo). É preciso ser rápido com uma margem suficiente, já que estamos lá para brigar por poles e vitórias. É o que faremos”, finalizou o britânico.