Menu
Brasil

Quase 1/3 dos brasileiros não estão em isolamento, diz pesquisa

24% da população tendo que sair de casa para trabalhar e, por isso, não consegue se manter em casa e respeitar o isolamento social

Redação Jornal de Brasília

07/04/2020 9h09

28% da população do país não está cumprindo o isolamento social para se prevenir do novo coronavírus, como pedem os órgãos de saúde. Desta porcentagem, 24% está tendo que sair de casa para trabalhar e, por isso, não consegue se manter em casa.

Os outros 4% afirmam que não houve nenhuma mudança na rotina e que seguem vivendo como antes da crise. Não é possível saber quantos trabalhadores incluídos nesses 28% desempenham atividades essenciais, em setores como alimentação, saúde e segurança, por exemplo, e por isso precisam sair para trabalhar.

Os demais 72% dos entrevistados afirmaram estar em casa, trabalhando ou não. Desta parcela, 54% disseram sair apenas para comprar comida ou realizar atividades similares. Outros 18% declararam estar totalmente isolados, sem sair de casa de forma alguma.

Ignorar o isolamento sem necessidade vai contra a orientação das diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Infectologistas dizem que ficar em casa é fundamental, para não trazer o vírus para dentro de casa, por exemplo, onde poderia infectar os mais suscetíveis a terem complicações graves em seu estado de saúde.

Os números são do instituto Datafolha, que realizou pesquisa telefônica entre os dias 1 e 3 de abril com 1.511 brasileiros adultos em todas as regiões do país.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado