O Programa Futuras Cientistas, promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), beneficiou 470 meninas do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas em todo o Brasil.
A iniciativa proporcionou atividades práticas em laboratórios de universidades e centros tecnológicos, palestras com cientistas renomados e projetos presenciais e remotos sobre ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Uma das participantes, Aline Vitória Almeida de Aquino, de 17 anos, destacou o aprendizado sobre ferramentas, motores e biodiesel, um combustível sustentável extraído de plantas oleaginosas.
Aline, que sonha em cursar engenharia mecânica, ganhou motivação para se preparar para o vestibular após interagir com profissionais da área. O programa visa estimular o interesse e a participação de meninas nessas carreiras, onde as mulheres enfrentam desafios adicionais, como relatado por sua tutora, a professora Andrezza Carolina Carneiro Tomás, do Instituto Federal de Pernambuco.
As alunas trabalharam em projetos temáticos, como ‘Sustentabilidade em Movimento — Avaliando o Impacto do Biodiesel em Motores Diesel’. A Imersão Científica, que começou em 5 de janeiro e totalizou 80 horas de atividades, encerra nesta sexta-feira com uma cerimônia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), às 9h, no auditório do Salão Nobre. A ministra Luciana Santos participará do evento.
As selecionadas receberam auxílio financeiro de R$ 300, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de um kit com materiais para experimentos. Criado em 2011, o programa já impactou centenas de jovens, ampliando o acesso de meninas e professoras do Ensino Médio público à ciência, tecnologia e inovação.