Menu
Brasil

Pretinha de volta a Santos

Arquivo Geral

19/05/2006 0h00

De volta à velha forma e confiante, a paraibana Ednalva Lauriano, a Pretinha, quer se tornar neste domingo (21/5), em Santos, a primeira tetracampeã dos 10 Km Tribuna FM, prova que chega a sua 21ª edição com a participação de 12 mil atletas.

Pretinha retorna a Santos depois de ficar de fora da competição no ano passado, por contusão. “Estou voltando bem e indo para o que der e vier, com fé em Deus e muito bem treinada”, ressaltou a atleta de 29 anos. “Adoro competir aqui. Hoje de manhã fui dar uma corridinha e o pessoal na praia comentava: ‘Olha lá, a Pretinha está de volta’. As pessoas já me conhecem e durante a prova torcem muito por mim. É sensacional”, disse a tricampeã em 2002, 2003 e 2004. 

Mas para chegar à vitória, ela sabe que terá rivais à altura. Entre elas, a queniana Margaret Karie, atual campeã e também vencedora da Prova Pan-Americana em 2005 e da Maratona de São Paulo em 2004; a colombiana Berta Sanches, vice em Santos e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo; e Lucélia Peres, terceira colocada na prova santista, bicampeã da Volta da Pampulha e melhor brasileira na São Silvestre nos dois últimos anos. 
A lista feminina é grande e conta ainda com estrelas do atletismo que, inclusive, já venceram os 10 Km Tribuna FM, como Márcia Narloch e Fabiana Cristine, além de Sirlene Souza de Pinho, Marizete Rezende, Maria Cristina Vaqueiro, Nadir Sabino, Maria Zeferina Baldaia e a queniana Anne Bererwe, entre outras. “Tem muita gente boa, mas vim para batalhar por essa vitória”, destacou Pretinha.

A corredora ficou afastada das disputas todo o primeiro semestre de 2005, devido a uma distensão na virilha. “Foi duro, mas agora estou bem”, destacou Pretinha, que este ano já garantiu vitórias importantes. Logo em janeiro, faturou o tricampeonato na São Sebastião, no Rio de Janeiro, e na sequência também garantiu o tri na Prova Aniversário de São Paulo; a abertura do Circuito da Caixa, em pista, em São Paulo; e a Prova Pedestre Cidade de Apucarana, no Paraná. Para o futuro próximo, o objetivo principal é o índice para os Jogos Pan-Americanos de 2007 nos 10 mil metros. 

Hoje figurando como uma das principais corredoras do país, Pretinha foi descoberta pelo técnico Josenildo Souza, o Josa, durante uma gincana escolar. Até os 21 anos de idade, ela trabalhava na roça, no interior da Paraíba. Plantava batatas, banana, laranja, mandioca e ajudava a família a vender os produtos nas feiras em Campina Grande.

“O início foi por brincadeira, numa gincana na minha cidade, Sítio da Alagoa Nova. Ganhei e os amigos me incentivaram”, recordou. “Minha vida mudou, ficou bem melhor. Ganhei patrocínio da Mizuno e do Governo da Paraíba. Trabalhei dos 10 aos 21 anos. Hoje já dá para ajudar a minha família”, acrescentou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado