Menu
Brasil

Prefeito de Saudades quer reformar creche alvo de ataque e pede reforço da PM para cidade

As aulas presenciais nos oito colégios municipais vão seguir vetadas. Professoras da escola infantil estão em tratamento psicológico

Redação Jornal de Brasília

07/05/2021 9h39

Thaiza Pauluze
Saudades, SC

O prefeito de Saudades (SC), Maciel Schneider (PSL), pediu reforço para o policiamento ao governo do estado e quer reunir voluntários da cidadezinha para reformar a creche Aquarela, que foi palco de um ataque a faca que vitimou duas professoras e três crianças de um ano.

As famílias enlutadas e as professoras da escola infantil iniciaram tratamento psicológico nesta quinta-feira (6) e as aulas presenciais nos oito colégios municipais vão seguir vetadas na próxima semana -o prefeito deve assinar um decreto com a determinação.

Essas são as primeiras medidas de Schneider para dar apoio a quem viveu a tragédia, acalmar os pais de alunos e começar a reerguer a cidade após o choque.

Ele, que ficou mais de 24 horas sem dormir depois do ataque, ainda fala com os olhos marejados sobre o que aconteceu. Aos 35 anos, era amigo dos pais de todas as crianças vítimas, já que tinham a mesma faixa etária. Em seu gabinete, o porta retrato mostra Schneider, a mulher e o filho do casal, com 1 ano recém-completado.

“Agora a gente precisa dar um suporte humano, não é questão de dinheiro. Estamos preocupados de que esses atendimentos sejam contínuos, que não mude os profissionais, para que a pessoa não tenha que reviver tudo. E que os pais não tenham medo de levar as crianças para as escolas”, disse o prefeito à Folha.

Foi realizada uma grande limpeza na creche. Segundo o prefeito, pedido de envio de mais policiais é para “dar sensação de segurança” aos moradores da cidade de 10 mil habitantes, que tem baixíssimos índices de criminalidade.

A Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) ofereceu psicólogos e acadêmicos para reforçar as equipes de tratamento psicológico.

O prefeito também quer conversar com os conselhos opinativos, compostos pela população local, para bater o martelo sobre o que será feito da escola infantil e como as vítimas podem ser lembradas.

Nesta quinta, ele se reuniu com os secretários da gestão municipal para chegar a essa lista de decisões práticas. Antes, conversaram com quem lidou há dois anos com a tragédia na escola Raul Brasil, em Suzano (SP).

Ele pode tentar não repetir os mesmos erros. No massacre paulista, havia uma disputa entre as ações municipais e estaduais, o que gerou imbróglios. Alunos voltaram para as salas, mas ficaram com aulas vagas por falta de professores, que abandonaram o colégio. Pais também reclamaram de falta de apoio psicológico e descontinuidade das ações.

A Raul Brasil logo foi reformada e ganhou pinturas dos próprios alunos, além de um memorial para as oito vítimas. Mas um ano depois da tragédia ainda não havia sido concluída a obra que custou mais de R$ 3 milhões para transformar a escola em um modelo de inovação no estado.

Eleito na esteira bolsonarista, Schneider recebeu apoio da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, com quem falou por videoconferência. Ele também vem recebendo suporte da governadora do estado em exercício, Daniela Reinehr (sem partido).

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado