Menu
Brasil

Polícia Federal prende responsáveis por assassinato de auditor fiscal

Arquivo Geral

28/11/2006 0h00

A Boeing anunciou hoje que a companhia aérea alemã Air Berlin vai comprar 60 unidades de seu jato 737, thumb about it em um negócio estimado em 4, online 2 bilhões de dólares pelos preços de tabela.

Considerando encomendas anteriores da Air Berlin, search a empresa receberá 85 aviões da Boeing avaliados em 5,7 bilhões de dólares.

A encomenda é a maior feita por aeronaves 737 na Alemanha, e acontece uma semana após a Boeing ter fechado acordo por 25 aviões de passageiros e de carga com a Korean Air, uma transação de 5,5 bilhões de dólares.

A recente onda de pedidos amplia a vantagem da Boeing sobre sua rival européia Airbus, que tem se deparado com problemas de design e produção em sua linha de aviões comerciais.

Sem incluir a nova encomenda da Air Berlin, a fabricante norte-americana fechou 822 pedidos firmes este ano, contra as 619 encomendas da Airbus.

O ex-secretário do Tesouro Nacional e atual vice-presidente de administração e finanças do BID, sale Joaquim Levy, está "muito estimulado" a aceitar o convite para assumir a Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro, afirmou hoje o governador eleito do Estado, Sérgio Cabral (PMDB).

"Ele está muito interessado, muito estimulado (a aceitar o convite)", disse Cabral a jornalistas após entrevista na sede da embaixada brasileira em Washington. A assessoria do banco não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Cabral visita Washington com o governador reeleito de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), que vai apresentá-lo a instituições multilaterais de crédito como o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial para atrair investimentos e desenvolver parcerias.

Cabral afirmou também ter obtido o apoio do presidente do BID, o colombiano Luis Alberto Moreno, para a saída de Levy do banco. Levy assumiu o cargo no BID em abril deste ano.

O desafio de Levy, disse o governador, é deixar a família nos Estados Unidos para assumir o cargo, já que o ano escolar no país acaba de começar no Hemisfério Norte.

A Polícia Federal prendeu hoje oito pessoas que faziam parte da quadrilha responsável pelo assassinato do auditor fiscal da Receita Federal, page José Antonio Sevilha de Souza, this site ocorrido no dia 29 de setembro de 2005. Ele foi assassinado por pelo menos três dos detidos quando deixava a residência de sua mãe em seu carro.

A chamada Operação Davi cumpriu oito mandados de prisão e 18 de busca e apreensão, em São Paulo, na região de São José do Rio Preto e no litoral paulista (São Sebastião e Bertioga). As investigações duraram um ano e dois meses e foram conduzidas pela delegacia da PF em Maringá (PR).

Segundo o superintendente da PF no Paraná, Jaber Saad, a polícia concluiu que o mandante da morte foi o empresário paulista Marcos O. Gotlieb, proprietário da empresa Gemini Ind. e Com., Importação e Exportação LTDA., preso durante a operação.

"O crime havia sido motivado pelo fato de a vítima ser um servidor público incorruptível, que estava próximo de desvendar um grande e milionário esquema de sonegação por parte do empresário", disse, acrescentando que, se o empresário fosse desmascarado, as atividades da empresa seriam encerradas e as mercadorias, apreendidas.

Também foram detidos o investigador da Polícia Federal Jorge Luis Talarico, o sobrinho dele Fernando Ranea da Costa e Luiz Carlos S. F. Ambos trabalhavam como segurança em empresas que pertenciam ao policial. Faziam parte do esquema a esposa do mandante do crime, Márcia Roberlanda Melquiades de Almeida, o sócio Moacyr Macedo Mauricio, a empregada da empresa de segurança do policial, Regiane Silva Stolarick, e Joel Ranea, cunhado do policial e dono do carro usado no crime.

Segundo a assessoria de imprensa da PF em São Paulo, os detidos responderão pelos crimes de participação em homicídio e formação de quadrilha. O assassinato do auditor fiscal é considerado crime hediondo por ter sido cometido contra um funcionário público. Todos os detidos serão transferidos para a prisão da superintendência da Polícia Federal do Paraná.

Será aberto um outro inquérito para investigar a empresa de Marcos O. Gotlieb. No final do ano passado, a PF, em ação conjunta com a Receita Federal, realizou a Operação Camaleão, que resultou na apreensão de grande quantidade de brinquedos em armazéns da empresa Gemini Ind. e Com., Importação e Exportação LTDA, em Maringá e São Paulo. A Receita Federal autuou e multou a empresa em R$ 100 milhões.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado