Menu
Brasil

Polícia faz operação contra donos de granjas no Nordeste

Pelo menos três grupos criminosos lucravam com a sonegação fiscal na comercialização de frangos

Redação Jornal de Brasília

08/04/2021 9h54

As polícias Civil e Militar realizam nesta quinta-feira (8) uma operação em Alagoas e em Pernambuco contra grupos suspeitos de sonegação de impostos na compra e venda de frangos. A operação foi batizada de Pirâmide Feudal.

Sete pessoas foram presas. Os mandados são cumpridos em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Ibateguara, São José da Tapera e Penedo (AL), e também em Garanhuns e Correntes (PE). 

Segundo as investigações, três organizações criminosas lucravam com a sonegação de impostos. Donos de granjas e avícolas estariam envolvidos. Em uma casa em Arapiraca-AL, foram encontrados mais de R$ 100 mil em um cofre. Dólares e euros também foram apreendidos na ação.

Segundo as investigações, os criminosos estão envolvidos em aquisição e distribuição de aves (frangos) em transportes irregulares, com ausência do cumprimento de requisitos sanitários, sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, comercialização irregular de aves impróprias para consumo e comercialização de armas de fogo.

Pirâmide

A operação ganhou o nome de “Pirâmide Feudal” porque a estrutura das organizações criminosas é em formato de pirâmide. Os donos das granjas seriam os reis, que enriqueciam através da sonegação fiscal, adulteração de documentos e venda de frangos inapropriados para consumo mediante corrupção de agente público.

Os donos das avícolas se equiparavam ao clero, que faziam de tudo para que suas compras chegassem em suas avícolas sem problemas junto à fiscalização.

Os intermediadores, lobistas e negociantes por sua vez se assemelhavam à nobreza, que faziam com que a organização funcionasse sonegando impostos, corrompendo pessoas, e sobretudo burlando as fiscalizações.

Por fim, os envolvidos na parte de transporte, segurança, escolta e os informantes seriam os servos, que cooperavam para que a mercadoria chegasse a seu destino final.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado