O avião Hércules C-130 da Força Aérea da Venezuela que foi apedrejado na Bolívia e foi obrigado a aterrissar em Rio Branco, recipe capital do Acre, buy retornou hoje a Caracas e não continha armas, ed disseram fontes oficiais brasileiras.
O avião transportava 35 pessoas, entre elas 33 militares, estava identificado com o prefixo 9508 e foi revistado em Rio Branco por agentes da Polícia Federal brasileira que não acharam armas a bordo, explicaram à Agência Efe fontes do órgão.
Segundo esclareceram as fontes, a missão desse avião na Bolívia é desconhecida e acrescentaram que os militares venezuelanos descansaram em instalações da Aeronáutica brasileira em Rio Branco, até que o avião partiu rumo a Caracas na madrugada de hoje.
As fontes disseram que, segundo argumentou a tripulação do Hércules venezuelano, o aparelho foi obrigado a aterrissar em Rio Branco, pois não tinha combustível suficiente para retornar à Venezuela, após o incidente ocorrido na localidade boliviana de Riberalta.
Nessa cidade que faz fronteira com o Brasil, um grupo de manifestantes apedrejou ontem o avião venezuelano, convencido que transportava uma carga de armas.
A aterrissagem do Hércules C-130 em Rio Branco foi comentada hoje por Marcelo Baumbach, porta-voz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Baumbach, se for necessário, o Governo brasileiro pedirá alguma explicação, embora tenha considerado que se trate de um incidente que somente diz respeito à Venezuela e Bolívia.