Menu
Brasil

Polícia Civil deflagra megaoperação e prende 27 suspeitos de aplicar golpes milionários em produtores rurais

A ação, batizada de Operação Agrofraude, teve alvos em oito estados e no Distrito Federal

João Victor Rodrigues

08/10/2025 7h29

Foto: Divulgação/ Polícia Civil de Goiás

A Polícia Civil de Goiás prendeu, nesta terça-feira (7), 27 pessoas durante uma megaoperação contra uma associação criminosa suspeita de aplicar golpes em produtores rurais de diversos estados. A ação, batizada de Operação Agrofraude, teve alvos em oito estados e no Distrito Federal e desarticulou um esquema conhecido como “falso intermediário”, usado para fraudar negociações de grãos de milho.

Segundo as investigações, conduzidas pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (GEIC) de Rio Verde, o golpe funcionava da seguinte forma: criminosos se passavam por compradores e entravam em contato com corretores de grãos, obtendo imagens, vídeos e informações detalhadas das fazendas e dos produtos. Em seguida, utilizavam esses dados para se apresentar como vendedores a outros corretores, concretizando o golpe.

De acordo com o delegado Matheus Dutra, responsável pela operação, o esquema vinha sendo aplicado há pelo menos cinco anos e movimentou mais de R$ 120 milhões nesse período. Somente em Rio Verde, mais de dez produtores rurais foram vítimas, com prejuízos estimados em R$ 1 milhão.

Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Acre e Piauí, além do Distrito Federal.

Ao todo, a Polícia Civil identificou 41 pessoas envolvidas diretamente no esquema. A operação também resultou no bloqueio de contas bancárias e no sequestro de bens dos investigados. As apurações continuam para rastrear o destino dos valores obtidos com os golpes e identificar possíveis novos participantes da rede criminosa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado