Menu
Brasil

Pole day confirmado em Indianapolis

Arquivo Geral

19/05/2006 0h00

Durante uma semana, a programação das 500 Milhas de Indinápolis sofreu atrasos por causa da chuva intermitente que levou à suspensão de várias sessões livres e oficiais de treinos. Mas amanhã, finalmente está confirmado o pole day para a 90ª edição da prova. No pole day são definidas as 22 primeiras posições do grid para a prova do dia 28.

No domingo (21/5), uma nova sessão definirá os outros 11 pilotos que completarão a fila de largada. O Brasil participa da disputa com seis pilotos entre os 33 inscritos. Hélio Castro Neves, Tony Kanaan, Vitor Meira, Felipe Giaffone, Thiago Medeiros e Aírton Daré têm a meta comum de conquistar a quinta pole-position brasileira na prova. 

A primeira foi obtida em 1990 por Emerson Fittipaldi, da Penske. Bruno Junqueira, pela Newman-Haas, foi pole em 2002. Castro Neves, com a Penske, fez a pole em 2003. Kanaan, da Andretti-Green, no ano passado.

A definição do grid de largada nas 500 Milhas de Indianápolis apresenta inúmeras particularidades. A mais perceptível ao público determina a posição de largada de cada piloto pela média horária verificada em uma série de quatro voltas consecutivas, e não pelo tempo de uma volta isolada, como acontece em todas as demais etapas da Fórmula Indy. Cada piloto vai à pista uma vez e vários deles estão inscritos em dois carros, podendo empreender duas tentativas.

Em circunstâncias normais, sem os adiamentos que marcaram a edição de 2006 em função dos vários dias de chuva em Indianápolis, o grid é definido em três fases distintas. O Pole Day determina as 11 primeiras posições. Os titulares da 12ª à 22ª saem um dia depois, no segundo treino classificatório. As demais se definem uma semana depois. Diante do regulamento distinto, nem sempre o piloto mais rápido dos treinos classificatórios é o que larga na pole.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado