Menu
Brasil

Pior time da Liga surpreende e bate Suns. Mavs e Denver ganham

Arquivo Geral

09/12/2007 0h00

Segundo melhor time da Conferência Oeste nesta temporada regular e um dos favoritos ao título da NBA, o Phoenix Suns sofreu uma derrota inesperada neste sábado. Fora de casa, o time do Arizona viajou a Minneapolis e foi superado pelo Minnesota Timberwolves, lanterna da competição, por 100 a 93 e viu ruir uma série de cinco vitórias consecutivas.

Principal nome dos T-Wolves, que perderam para o início desta temporada seus dois melhores jogadores (o ala/pivô Kevin Garnett e o ala/armador Ricky Davis), o pivô Al Jefferson foi o cestinha da partida ao conferir 30 pontos e ainda coletar incríveis 20 rebotes. Já o armador Marko Jaric deixou 19 tentos em quadra – três a mais do que o ala Craig Smith.

Entre os Suns, de nada adiantaram os 17 pontos, dois rebotes e duas roubadas de bola do armador Leandrinho Barbosa, um dos melhores em quadra pelo time do Arizona. Com pontuação superior à do brasileiro terminou apenas o ala Shawn Marion, que obteve 18, enquanto o pivô Amare Stoudemire terminou com 16. O armador canadense Steve Nash, por sua vez, foi responsável por um duplo-duplo de 14 tentos e 15 assistências.

Apesar da vitória, o Minnesota continua como o pior time da atual edição da NBA, já que possui apenas três vitórias em 18 partidas já realizadas. O Phoenix, com 16 triunfos e apenas cinco reveses, se manteve na vice-liderança do Oeste, atrás apenas do San Antonio Spurs (17-2).

Show de Howard

O principal jogador do Dallas Mavericks é o ala/pivô alemão Dirk Nowitzki, eleito melhor atleta (MVP) da última temporada regular. No entanto, quem chamou a responsabilidade neste sábado e liderou o time texano a mais uma vitória na competição, desta vez sobre o Utah Jazz por 125 a 117, foi o ala/armador Josh Howard, cestinha da rodada.

Howard deixou o American Airlines Center, em Dallas, com nada menos do que 47 pontos, e ainda teve tempo para obter dois dígitos em duas estatísticas diferentes graças aos dez rebotes que apanhou. Outro jogador que surpreendeu foi o pivô Eric Dampier, que anotou 21 tentos – dois a mais do que o armador Jason Terry. Nowitzki, por sua vez, terminou com 18 pontos e oito rebotes.

Pelo lado do Jazz, o grande destaque foi o armador Deron Williams, autor de 41 pontos e sete assistências. O ala Carlos Boozer conferiu mais 24 antes de ser eliminado por exceder o limite de seis faltas pessoais. O também lateral Matt Harpring somou 11 tentos, enquanto os europeus Andrei Kirilenko (ala russo) e Mehmet Okut (pivô turco) conseguiram dez tentos cada.

Após a partida, as duas equipes igualaram a campanha nesta temporada, com 13 vitórias e oito derrotas cada. Na tabela de classificação do Oeste, porém, os Mavs aparecem na quinta colocação, uma à frente do Utah.

O time de Salt Lake City, aliás, tem motivos de sobra para lamentar o revés para o Dallas, já que perdeu o primeiro posto da Divisão do Noroeste, despencou três posições no Oeste e ainda amargou o terceiro resultado negativo consecutivo na competição.

Vitória importante

Quem se aproveitou bastante da derrota do Utah Jazz foi o Denver Nuggets, que passou pelo Sacramento Kings por 101 a 97 e tomou a ponta do Noroeste e disparou na tabela do Oeste.

Mais uma vez, o destaque dos Nuggets foi o armador Allen Iverson, que deixou a quadra com 23 pontos e dez assistências. O ala Kenyon Martin não ficou muito atrás e conseguiu um double-double com 20 tentos e 2 rebotes. O armador Tony Carter (17 pontos e nove assistências) e o pivô Marcus Camby (oito tentos e 13 rebotes) flertaram com dois dígitos em duas estatísticas, enquanto o ala Carmelo Anthony contribuiu com 14 pontos e sete rebotes.

O cestinha da partida, no entanto, foi o armador Breno Udrih, do Sacramento, com 25 pontos – um a mais do que o companheiro de equipe e posição, John Salmons. O ala/armador dominicano reserva Francisco Garcia conseguiu 21 pontos para a equipe da capital californiana.

Já os alas titulares Ron Artest e Mikki Moore deixaram a quadra com um duplo-duplo cada, após conferirem dez tentos cada: Artest distribuiu 11 assistências, enquanto Moore agarrou 13 rebotes.

Com 13 vitórias e oito derrotas, o Denver subiu para o quarto lugar da Costa Oeste, passando os rivais locais do Utah Jazz. O Sacramento, que perdeu 12 das 19 partidas nesta temporada, é apenas o 12º colocado da mesma conferência.

< !-- hotwords -- >
< !--/hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado