A Polícia Federal prendeu cinco pessoas entre os dias 6 e 8 de fevereiro durante ações de repressão ao tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Os suspeitos foram flagrados ao tentar embarcar para o exterior transportando cápsulas de entorpecentes no interior do organismo, método conhecido como “mula”.
As prisões ocorreram em diferentes dias e envolveram passageiros com destino principalmente à França. Na sexta-feira (6/2), duas mulheres foram detidas ao serem identificadas com cápsulas ingeridas pouco antes do embarque. No sábado (7/2), um homem que seguiria para o mesmo país foi preso utilizando o mesmo método. Já no domingo (8/2), outras duas pessoas — um homem com destino à França e uma mulher que viajaria para a Tailândia — foram interceptadas. No caso da passageira, além das cápsulas ingeridas, havia droga ocultada e presa ao corpo.
Todos os detidos foram encaminhados à Justiça Federal e poderão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, conforme previsto na legislação penal.
Além das prisões relacionadas a entorpecentes, a Polícia Federal também cumpriu dois mandados de prisão durante fiscalizações no controle migratório, com apoio de sistemas de inteligência da instituição. No dia 6/2, um brasileiro foi detido em razão de condenação definitiva pelo crime de estupro. Já no dia 8/2, um cidadão chinês foi preso preventivamente por ordem da Justiça do Estado de São Paulo, por envolvimento em crime de estelionato.