Menu
Brasil

PF investiga fraude no Farmácia Popular e cumpre mandados no ES

Operação Pseudofarm apura inserção de dados falsos para gerar reembolsos indevidos em sistema do programa federal

João Victor Rodrigues

05/02/2026 10h43

Foto: PF

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), a Operação Pseudofarm no Espírito Santo para apurar suspeitas de fraudes no Programa Farmácia Popular do Brasil. A investigação é conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários e tem como foco a inserção de informações falsas em sistemas informatizados vinculados ao programa.

Segundo a PF, o esquema investigado envolve a geração de reembolsos indevidos a partir do lançamento de dados inverídicos nos sistemas de autorização, uso irregular de informações de beneficiários e apresentação de prescrições médicas falsas ou ideologicamente falsas. As apurações também indicam o registro de dispensação de medicamentos que não teriam sido entregues ou que teriam sido fornecidos em quantidade superior à efetivamente disponibilizada aos usuários.

Nesta fase da operação, os agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal no município de Serra. O objetivo é recolher documentos, mídias e outros elementos que auxiliem no aprofundamento das investigações e na identificação de eventuais responsáveis.

A Polícia Federal informou que a apuração segue em andamento para dimensionar o prejuízo causado aos cofres públicos e apurar a responsabilidade criminal dos envolvidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado