Menu
Brasil

PF faz busca na casa de Gladson Cameli em investigação sobre curso de aviação

Governador do Acre diz colaborar com apuração, nega irregularidades e fala em perseguição política às vésperas das eleições

Redação Jornal de Brasília

05/02/2026 14h41

Foto: Divulgação/Senado Federal

Foto: Divulgação/Senado Federal

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal em sua residência. Segundo o próprio governador, a ação está relacionada a uma investigação que apura denúncias sobre o processo de avaliação para obtenção de registro de piloto em uma escola de aviação do estado, onde ele teria sido aluno.

Em nota divulgada nas redes sociais, Cameli afirmou que recebeu os agentes da PF em casa e prestou esclarecimentos “com tranquilidade e transparência”. De acordo com o governador, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e uma quantia em dinheiro de origem privada, mantida como reserva pessoal. Ele informou que a comprovação da origem dos recursos será apresentada às autoridades.

O governador declarou ainda que permanece sereno diante da investigação, agradeceu as manifestações de apoio e reiterou confiança no sistema de Justiça. Para ele, a operação tem motivação política.

“Lamento as tentativas de perseguição e, mais uma vez, de estratégia política com o objetivo de me atingir na proximidade das eleições”, afirmou.

Procurada, a Polícia Federal não se manifestou até o momento.

Esta não é a primeira vez que Cameli é alvo de ações da PF. Em 2023, ele foi investigado na Operação Ptolomeu, que apura suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e desvios de recursos públicos envolvendo integrantes do alto escalão do governo estadual.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado