Menu
Brasil

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro de ouro ilegal em RR

De acordo com a PF, o esquema teria movimentado R$ 64 milhões em pouco mais de dois anos a partir da compra e venda de ouro ilegal

Redação Jornal de Brasília

10/02/2023 13h50

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10) operação contra esquema suspeito de lavagem de dinheiro de comércio de ouro ilegal em Roraima e em Pernambuco. Estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão e bloqueio de bens.

Um dos alvos da ação, chamada Operação Bal, é a irmã do governador de Roraima, Antonio Denarium, Vanda Garcia de Almeida. Em nota, o governador disse que recebeu a notícia e desconhece o teor da investigação contra a irmã. Ele espera que eventuais responsabilidades sejam apuradas na forma da lei. Denarium afirmou ainda que está à disposição para esclarecimentos, e continuará colaborando com as ações em conjunto com o governo federal para a solução da crise yanomami.

De acordo com a PF, o esquema teria movimentado R$ 64 milhões em pouco mais de dois anos a partir da compra e venda de ouro ilegal. A organização criminosa conta com o uso de empresas de fachada.

Conforme as investigações, os suspeitos recebem os valores de diversos financiadores pelo Brasil, sacam ou transferem o dinheiro para pessoas e empresas em Roraima, responsáveis pela compra de ouro ilegal.

Os mandados da Operação Bal foram autorizados pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado