Menu
Brasil

PF cumpre mandados para apurar crimes eleitorais

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, transporte irregular de eleitores e violação do sigilo do voto

Camila Bairros

16/05/2023 8h49

Foto: Polícia Federal

Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (16), nos municípios amapaenses de Macapá, Santana e Laranjal do Jari. A operação da Polícia Federal conta com apoio do BOPE, da Força Tática e do 6º Batalhão da PM, e investiga o transporte ilegal de eleitores nas eleições de 2022.

A ação é um desdobramento da Operação Maquilagem, deflagrada em 14 de outubro de 2022, em investigação que apurou esquema de compra de votos e captação de pessoas para candidaturas femininas fraudulentas, sob o oferecimento de vantagem indevida com recursos do fundo partidário.

Há fortes indívios de esquema de transportes irregulares de eleitores e violação de sigilo do voto, relacionados a um candidato ao cargo de deputado estadual e um a deputado federal.

Foi possível identificar que os investigados, em sua maioria servidores públicos, executavam o transporte ilícito e a violação do sigilo de voto, assim como captavam eleitores no dia da votação em favor dos candidatos.

Os suspeitos faziam o transporte de eleitores de vários municípios até o seu local de votação, fazendo com que esses eleitores pousassem para fotos junto aos panfletos dos candidatos, como forma de comprovar que estariam dando apoio aos candidatos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, transporte irregular de eleitores e violação do sigilo do voto. Em caso de condenação, poderão cumprir pena de até 16 anos de reclusão e pagamento de multa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado