O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt será o homenageado hoje na Câmara Municial de São Paulo. Natural de Natal (RN), ele recebe o título de cidadão paulistano, no salão nobre da Casa.
Com cinco participações olímpicas pela seleção brasileira, Oscar estreou na equipe nacional em 1977, enfrentando a Colômbia. Sua última atuação com a camisa verde e amarela foi contra a Grécia, nos Jogos Olímpicos de Atlanta-96.
Pela seleção, ele marcou 7.693 pontos em 326 partidas. Durante a carreira, foram 49.703 em jogos oficiais. Como jogador, atuou em São Paulo, Itália, Espanha e no Rio de Janeiro. Um dos momentos mais marcantes de sua carreira foi a conquista do título pan-americano em Indianápolis-1987.
Além do trabalho nas quadras, Oscar também tentou a sorte na política candidatando-se a senador por São Paulo em 1998. A aposentadoria das quadras chegou em 2003, aos 45 anos. Desde a temporada passada, ele atua como cartola, gerenciando a equipe do Telemar/Rio de Janeiro. No final de 2005, também, tornou-se presidente da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), entidade independente fundada pelos clubes de basquete.