Duas operações recentes resultaram na retirada de 558 serviços de streaming pirata do ar desde a última quinta-feira (27). As ações são continuidade de investigações que vêm desmantelando milhares de plataformas ilegais ao longo dos últimos meses.
A operação mais recente ocorreu na Argentina, onde, no domingo (30), autoridades bloquearam 22 aplicativos, entre eles BTV e Red Play. Essa etapa é a segunda fase de uma apuração que, no início de novembro, já havia derrubado outros 14 aplicativos, como My Family Cinema e TV Express.
No Brasil, uma força-tarefa removeu do ar 535 sites e um aplicativo de streaming como parte da 8ª fase da Operação 404, conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desde 2019, essa operação tem como foco o combate a serviços online que infringem direitos autorais.
Grande parte dessas plataformas é acessada por meio de TV boxes, também chamados de aparelhos de IPTV ou “caixinhas de TV”, que permitem assistir a conteúdos via internet diretamente na televisão.
Com os bloqueios, muitos usuários que haviam adquirido assinaturas recorreram a canais como o ReclameAqui. No entanto, por se tratar de serviços destinados à transmissão de conteúdo ilegal, esses consumidores não têm garantias ou direitos assegurados em caso de interrupção.