Menu
Brasil

Operação desmantela fraudes contra o INSS

João Victor Rodrigues

13/08/2025 8h32

Foto: Polícia Federal/divulgação

Foto: Polícia Federal/divulgação

Nesta quarta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a Operação Recupera para desarticular uma organização criminosa voltada a fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ação, realizada com apoio do Ministério Público Federal e da Caixa Econômica Federal, cumpre seis mandados de busca e apreensão e executa bloqueios e indisponibilidade de bens e ativos que somam cerca de R$ 3 milhões. As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Federal, são cumpridas no Rio de Janeiro (RJ), em Florianópolis (SC) e Tubarão (SC).

As investigações apontam que o esquema teve início em 2018, envolvendo a concessão irregular de benefícios assistenciais e previdenciários mediante inserção de dados falsos nos sistemas da Caixa. Funcionários e ex-funcionários do banco usavam seus acessos para viabilizar as fraudes.

Conforme apurado, quatro ex-servidores realizaram comprovações de vida fraudulentas para pessoas fictícias ou falecidas, emitiram segundas vias de cartões para beneficiários inexistentes, autorizaram pagamentos irregulares e utilizaram documentos falsificados para habilitar benefícios. As ações eram coordenadas para alimentar o sistema com dados falsos.

A Caixa Econômica Federal instaurou procedimento disciplinar que resultou na demissão dos envolvidos e na constatação de condutas ilícitas semelhantes já praticadas anteriormente. Mesmo após serem desligados, em 2022, os suspeitos continuaram o esquema, repassando a terceiros a função de sacar mensalmente ao menos 17 benefícios fraudulentos que permaneciam ativos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado