A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (11/9), a Operação Hauler, voltada a desarticular grupos criminosos especializados em lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro nacional e associação criminosa.
A ação, autorizada pela 3ª Vara Criminal de Araraquara/SP, cumpriu 4 mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão, envolvendo 22 pessoas físicas e jurídicas. As diligências ocorreram simultaneamente em Araraquara, Ribeirão Preto, Matão e Santos (SP).
A Justiça determinou ainda o bloqueio de mais de R$ 74 milhões em bens e valores, incluindo veículos de luxo, imóveis e contas bancárias.
As investigações apontam a existência de dois núcleos estruturados que utilizavam empresas de fachada, laranjas e movimentações financeiras atípicas para ocultar e dissimular valores ilícitos. Parte dos investigados já possui histórico criminal, incluindo tráfico de drogas e vínculos com facções criminosas.
O valor movimentado pelo grupo pode ultrapassar os R$ 74 milhões, considerando transações indiretas e negociações fora do sistema financeiro formal, como compra e venda de imóveis, veículos de luxo e embarcações.
Segundo a PF, a operação busca interromper o ciclo de lavagem de capitais, preservar o patrimônio para futura reparação de danos e reforçar o combate qualificado ao crime organizado.