Menu
Brasil

Onça-pintada baleada é resgatada após nadar por horas no rio Negro, no Amazonas

Com mais de 30 estilhaços no corpo, felino resgatado no Amazonas se recupera sob cuidados após ser baleado

Redação Jornal de Brasília

07/10/2025 17h16

175985715668e54a04c957e 1759857156 3x2 md

Foto: Divulgação/Policía Militar-AM

FOLHAPRESS

Uma onça-pintada foi resgatada baleada após passar cerca de oito horas nadando no rio Negro, no Amazonas. Exames veterinários confirmaram que o animal foi atingido por um disparo de arma de caça.


Mais de 30 estilhaços foram identificados no focinho, na cabeça e no pescoço do felino, que também está com dentes quebrados. O estado de saúde, apesar dos ferimentos, é estável.


O animal é um macho entre dois e quatro anos de idade e pesa 58 kg, de acordo com a Sepet (Secretaria de Estado de Proteção Animal). A polícia ainda investiga a autoria do disparo.


A onça-pintada foi encontrada na quarta-feira (1º) depois de ser vista por pessoas que estavam em um barco próximo à praia da Ponta Negra, em Manaus. Pelo tempo que se passou até o resgate, estima-se que a onça tenha nadado por ao menos oito horas.


O resgate contou com a participação de agentes do Batalhão Ambiental da PM amazonense, da Sepet e do Laboratório de Interações Fauna e Floresta da Ufam (Universidade Federal do Amazonas).


Os policiais conseguiram acomodar o animal em uma base flutuante improvisada enquanto aguardavam a chegada do apoio técnico para a remoção.


O animal está sob observação no zoológico do Tropical Hotel. O local pertence ao grupo Fametro, universidade privada sediada no Amazonas.


Foi feita a retirada de um dente quebrado e o tratamento de ferimentos expostos. Um dos olhos está machucado, mas não houve lesão no globo ocular. No sábado (4), o animal já conseguiu fazer refeições normalmente.


O destino da onça-pintada deve ser decidido após sua recuperação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado