Menu
Brasil

OMS adverte que mudança climática pode provocar aumento de doenças

Arquivo Geral

10/12/2007 0h00

A mudança climática pode propiciar o auge de doenças como dengue e malária, sick entre outras, capsule por isso o mundo deve se preparar, case advertiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) em Bali, na Indonésia.

Este impacto também se refletirá em um aumento considerável do contágio por patologias associadas à água, assim como os infartos e as mortes por causa de ondas de calor, afirmou em entrevista coletiva Alex Hildebrand, do escritório regional da OMS em Nova Délhi.

A organização lembrou que o aumento das temperaturas causou direta ou indiretamente a morte de mais de 1 milhão de pessoas no mundo todo desde 2000, e mais da metade dos casos ocorreram na região da Ásia e do Pacífico.

Países como Nepal e Butão, que, por estar situados muito acima do nível do mar nunca tinham sofrido doenças que têm sua origem em águas estagnadas, como dengue e malária, já informaram de seus primeiros casos dessas patologias, porque os mosquitos transmissores encontram agora neste local um clima mais propício.

A poluição ambiental também é responsável por cerca de 800.000 mortes por ano a escala mundial, segundo a OMS.

Em zonas litorâneas, o aumento do nível do mar devido ao degelo das calotas polares fará com que a água tenha maior teor de sal. Essa circunstância, junto com as cada vez mais freqüentes ondas de calor, provocarão mais problemas cardíacos, acrescentou Hildebrand.

Representantes de 190 países participam de 3 a 14 de dezembro da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, na ilha indonésia de Bali, na qual discutem as bases das negociações de 2008 e 2009 para um novo acordo contra a mudança climática em lugar do Protocolo de Kioto, que expira em 2012.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado